O SIRGAS 2000 para coordenadas geográficas (graus decimal) será sempre o EPSG 4674; enquanto para coordenadas em UTM (unidade métrica) será diferente dependendo da zona/fuso onde está localizada sua área de estudo.
O SIRGAS 2000 também é conhecido como Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas. O mesmo foi oficializado como o novo referencial geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) em fevereiro de 2005, através da resolução 01\2005 do IBGE.
Acesse a aba Topografia > ferramenta Convert. Informe o plano (ou sistema de coordenadas) e o datum de origem. Ao lado, informe o plano (ou sistema de coordenadas) e o datum de destino. Informe também se as cotas devem ser convertidas.
O que é o Sistema SIRGAS 2000? Em outubro de 1993, durante a Conferência Internacional para Definição de um Datum Geocêntrico para a América do Sul, o Datum SIRGAS 2000 foi criado com o objetivo de definir um sistema geocêntrico de referência unificado para todo o território sul-americano.
UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin) são links de rastreamento que adicionam extensões específicas ao final de cada link para entender a origem do tráfego.
Diferentes projeções poderão ser utilizadas na confecção de mapas, no Brasil a projeção mais utilizada é a Universal Transversa de Mercator (UTM). UTM é um sistema de coordenadas baseado no plano cartesiano (eixo x,y) e usa o metro (m) como unidade para medir distâncias e determinar a posição de um objeto.
Com o sistema de coordenadas UTM é fácil identificar rapidamente qualquer ponto numa carta com o quadriculado impresso, basta somar os valores da grade de referência.
Qual(is) a(s) diferença(s) entre o SAD69 e o SIRGAS2000? São sistemas de concepção diferente. Enquanto a definição/ orientação do SAD69 é topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre, a definição/orientação do SIRGAS2000 é geocêntrica.
O SIRGAS2000 (Sistema de Referencia Geocêntrico para as Américas) foi oficializado como novo referencial geodésico para o SGB (Sistema Geodésico Brasileiro) em fevereiro de 2005, conforme publicação da resolução 01/2005 do IBGE (Fundação Instituto de Geografia e Estatística).
(SIRGAS), EM SUA REALIZAÇÃO DE 2000,4 (SIRGAS2000)
Este sistema de referência é definido a partir da adoção de uma figura geométrica representativa da superfície terrestre, posicionada no espaço, o que permite a localização única de cada ponto da superfície em função de suas coordenadas tridimensionais.
Como saber se as coordenadas estão em Sirgas 2000?
Entre no site do IBGE em http://goo.gl/JCkS9g, onde são listadas para a PPTE as coordenadas geodésicas (Latitude, Longitude, Altitude Elipsoidal, Altitude Ortométrica), as coordenadas cartesianas (X,Y,Z) e as coordenadas planas (E,N), todas referenciadas ao Sirgas2000 (Época 2000,4), portanto, compatíveis com o Google ...
É um sistema universal, isto é, utilizado internacionalmente para representação da superfície da Terra. A projeção UTM é uma projeção analítica que tem como objetivo minimizar todas as deformações de um mapa a níveis toleráveis, representando-os em um sistema ortogonal.
Mais recentemente passou a ser utilizado como referência o DATUM SAD-69 que utiliza o elipsóide de referência 1967, mas o DATUM oficial brasileiro é o SIRGAS 2000. Existe também o DATUM vertical ou altimétrico, que se refere à superfície de referência usada para definir as altitudes de pontos da superfície terrestre.
As coordenadas SIRGAS estão associadas a uma determinada época de referência e a sua variação ao longo do tempo é tomada em consideração, seja pelas velocidades individuais das estações, ou por um modelo de velocidade contínuo que compreende os movimentos das placas litosféricas e as deformações na crosta.
Qual a diferença de coordenadas geográficas e UTM?
Coordenadas geográficas são digitadas e apresentadas em graus decimais. Números negativos indicam longitudes oeste e latitudes sul. Coordenadas UTM sao digitadas e apresentadas em metros.
No último dia 25, a Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 estabeleceu o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) – em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000) – como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).
A Google utiliza informações espaciais que são armazenadas como WGS84 e projetadas para WGS84 (EPSG: 4326) para o Google Earth e Pseudo Mercator (EPSG: 3857) para o Google Maps (GOOGLE INC., 2013).
No Brasil, existem três que são reconhecidos pelo IBGE: SAD69, CÓRREGO ALEGRE e SIRGAS2000. Os sistemas SAD69 e o CÓRREGO ALEGRE são topocêntricos, ou seja, estão localizados na superfície física da terra.
O South American Datum (SAD) é o sistema de referência geodésico regional para a América do Sul e define um formato para a terra para uso na geodésia e em navegação.
A palavra Datum vem do latim e significa dado. Na Cartografia, ou seja, na representação gráfica do local mapeado, Datum representa a origem do sistema de referência utilizado na determinação da localização de cada elemento representado.
O sistema de projeção UTM é o mais utilizado no Brasil. Sua amplitude é de 6º de longitude, formando um conjunto de 60 fusos UTM no recobrimento terrestre total. Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste.
Limite das Zonas de Projeção: São limitadas pelos meridianos de longitude múltipla de 6° este e oeste do Meridiano de Greenwich. As zonas UTM possuem identificadores para regiões de 8 graus ao norte e ao sul do Equador.
Multiplicando as distâncias topográficas pelo coeficiente de deformação linear (k=1,0010) se obtém a distância UTM, e/ou dividindo as distâncias UTM, pelo coeficiente de deformação linear se obtém as distâncias topográficas.