Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
É preciso fazer esse grande e difícil exercício de dar glória a Deus na adversidade. Nesses momentos, gosto de glorificar a Deus, rezar muitas vezes o “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”, até que minha alma se acalme e se abandone aos cuidados do Senhor.
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança” (cf. Tg. 1, 2-3).
A tentação sempre nos afasta de Deus realizando nossos desejos, mas a provação sempre nos aproxima de Deus fortalecendo nossa fé, assim se as tribulações estão nos afastando de Deus é indicativo de que algo está errado, ademais a bíblia nos dá informações de como Deus nos trata: a)Em Hb 12:6 lemos: "O Senhor corrige ao ...
Portanto, diante da provação, precisamos nos esforçar para permanecermos firmes e convictos. Caso contrário, assumiremos uma atitude fragilizada pelo medo e pelas emoções. Em outras palavras, estaremos assumindo atitudes de pessoas melindrosas e “fracas”, no pior sentido da palavra.
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
A provação é uma dificuldade que põe em prova a nossa fé. Afinal, só damos provas a Deus de nossa fé quando passamos por provações. Ninguém gosta de tê-las em sua vida, mas elas servem para nos fortalecer e ajudar no nosso crescimento espiritual.
Nas provações, temos a oportunidade de demonstrar nossa total devoção a Deus. Nas provações, recebemos sabedoria, se a buscarmos com fé. Nas provações, nos tornamos instrumentos de Deus na vida uns dos outros. Portanto, todo cristão verdadeiro será amplamente recompensado!
Quando passamos por momentos difíceis em nossa vida, a fé e a compreensão do porquê isso tudo acontece, muito nos auxiliam. Entender que trazemos uma história muito mais longa e complexa do que aquilo que se pode contar em apenas uma existência é um bom começo.
Deus usa o sofrimento para refinar-nos. O Cristão, quando deparar-se frente ao sofrimento pelas mais variadas razões, deve lembrar-se que não é um desventurado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais passa são maneiras, talvez até incompreensíveis à razão humana, de Deus fazer bem à sua vida.
“Ele nada faz que não seja em benefício do mundo” (2 Néfi 26:24; grifo do autor). Essa é uma das possíveis razões por que Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam: Ele sabe que, de alguma forma, um dia, vamos nos beneficiar com a experiência.
Sua fé pode ser fortalecida durante as provações se você pedir ajuda ao Pai Celestial. Assim como o Salvador fez ao sofrer, você pode orar “mais intensamente” (Lucas 22:44). O Pai Celestial pode retirar a provação ou fortalecê-lo para suportá-la bem (ver Mosias 24:14–15).
Na provação que enfrentamos, Deus quer que peçamos a Ele o que precisamos a respeito dela. Há incontestável conforto em saber que você foi a Ele em oração. Ele quer que aliviemos nosso coração e extravasemos tudo diante d'Ele.
A Bíblia diz que Jó passava por uma provação terrível (leia o livro de Jó), e não sabia o que acontecia no mundo espiritual. Esse homem perdeu os filhos, todos os bens, a saúde e quase perdeu a esposa.
“Neste mundo tereis aflições…” disse Jesus em João 16:33, mas no mesmo versículo Ele diz também: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Todos os que estão vivos enfrentaram dificuldade, pois vivemos em um mundo caído pelo pecado. Toda humanidade sofre e passa por provações.
Provação não é só tentação da carne, somos provados de diversas maneiras: com sofrimento, doenças, enfermidades, dificuldades financeiras, mas, somos provados, também, na nossa fragilidade humana e espiritual, enfim, somos tentados em situações e circunstâncias. Para que servem as provações?
Tipo 1: Provações que são consequências de nossos próprios pecados ou erros. Tipo 2: Provações que acontecem em virtude deste mundo decaído, cheio de doenças, enfermidades e pessoas decaídas. Tipo 3: Provações que Deus deseja que passemos porque Ele deseja que cresçamos.
Se temos de passar por algumas provações, dificuldades e aflições e de passar por algumas privações; elas costumam purificar o metal de que somos feitos, livrá-lo das impurezas e prepará-lo para ser utilizado pelo Mestre.