Caso o pneu não tenha a etiqueta, este é sinal de que ele não foi produzido por um fabricante oficial, mas é um modelo remold; Preço: quando o preço de um pneu está muito abaixo do preço do mercado, tem-se um sinal de alerta. Ninguém vende um modelo novo e oficial por um preço muito menor do que os concorrentes.
Apesar de contar com um processo de reestruturação completa, o modelo remoldado não é 100% seguro e estável. Como já destacamos antes, esse tipo de reforma impede também o balanceamento dos pneus. Ou seja, há também uma perda de estabilidade, o que pode prejudicar curvas mais acentuadas.
Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais. Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.
Qual é a diferença do pneu remold para o original?
Qual a diferença entre um pneu remold, um recapado e um recauchutado? A maior diferença está na maneira como são reformados. No pneu remoldado, ocorre a substituição da banda de rodagem, ombros e parede lateral com novas camadas de borracha.
Selo do Inmetro: o pneu remold é aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Portanto, caso opte por comprar este modelo, lembre-se de conferir se ele apresenta o selo do instituto.
A camada de borracha aplicada pode não aderir de maneira eficaz ao pneu, comprometendo sua durabilidade e desempenho nas estradas. Isso pode resultar em menor tração, aderência reduzida em condições de chuva e menor estabilidade durante a condução. A utilização de pneus remold aumenta o risco de falhas e estouros.
Pneu remold passa na vistoria? Sim, o pneu remold de carro passa na vistoria! Compre as marcas que possuem certificadas no Inmetro. O pneu remold recebeu uma ótima avaliação no desempenho em áreas urbanas na velocidade média.
Art. 5º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
As regulamentações sobre a utilização de pneus remold na dianteira de veículos variam de acordo com o tipo de veículo. De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, a utilização de pneus reformados na dianteira de ônibus e micro-ônibus é proibida.
Um pneu novo de boa qualidade chega a rodar de 50 a 60 mil quilômetros, já os pneus remoldados, duram em média de 25 a 30 mil quilômetros. Mas essa quilometragem pode ser ainda menor, se o remold rodar mais na estrada, já que estes pneus são mais indicados para a cidade.
Na banda lateral do pneu estão gravadas várias de suas características: as medidas (largura, altura, diâmetro), capacidade de carga, velocidade máxima, e outras. Entre elas, três letras seguidas de quatro dígitos. As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação.
Já um pneu remold consegue rodar entre 30 a 35 mil quilômetros, ou seja, tem praticamente metade da vida útil de um novo. Após esse período, o pneu desgastado — também chamado de pneu careca — perde a capacidade de deixar a direção estável.
O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui os seus ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco, parte lateral do pneu) e o remoldado, que além de substituir a banda de rodagem e seus ombros, substitui também toda a superfície de seus flancos”.
Em resumo, os pneus remold podem ser uma opção segura para viagens, desde que sejam produzidos por fabricantes confiáveis e utilizados em condições de condução adequadas. Neste sentido, este tipo de pneu oferece economia significativa em relação aos pneus novos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Além disso, os pneus reformados devem ter uma marcação específica na lateral, indicando o tipo de reforma (remold, recauchutado ou recapado), o nome e o CNPJ do reformador, o número do lote e o símbolo do Inmetro.
Como saber se o pneu remold tem o selo do Inmetro?
Procure o selo do INMETRO: um pneu remold, para ser considerado confiável, deve ter este selo em destaque. Assim, você estará seguro de que este produto foi aprovado em testes de alta relevância.
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
É possível sim balancear uma roda com o pneu Remold, mas nem sempre é possível garantir um Balanceamento 100%, por mais que na máquina o Balanceamento fique zerado, em alguns casos, ainda é possível sentir vibrações no volante.
A última letra indica o índice de velocidade máxima recomendada para o pneu de moto específico. No exemplo utilizado, a letra V indica rodar até 240 km/h.
O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg; H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.