O que diz Piaget sobre o autismo?
Segundo Piaget, o sujeito só adquire o conhecimento à medida que age sobre objetos físicos, ou, nesse caso, interage com outros sujeitos, sendo que, no contexto da CI, um desses é a criança autista.O que Paulo Freire fala sobre o autismo?
Freire propõe que o fator que nos constituí como sujeitos–de humanidade–no processo do co-nhecimento é sermos sujeitos em uma prática social. Um espaço profícuo para essa prática é a escola. Essa construção social, ao se tratar de sujeitos com diagnóstico de autismo, se faz prejudicada.O que Vygotsky defendia?
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.Qual era a concepção de Vygotsky sobre a deficiência?
Sendo assim, Vygotsky (2015b) compreendia que a deficiência limita o ser humano de certa forma, contudo, o autor complementa que essa limitação também estimula formas para superação dessas dificuldades e para o alcance do desenvolvimento.A APRENDIZAGEM SEGUNDO VYGOTSKY
Como a teoria de Vygotsky se faz presente no campo da pessoa com deficiência?
Vygotsky em sua trajetória de estudo sempre ressaltava a inclusão de qualquer ser que tem alguma deficiência. Vygotsky nos deixou um importante legado referente às formas como as aprendizagens ocorrem, as quais devem contribuir para o desenvolvimento do sujeito, através das relações sociais.Qual é a teoria de Vigotski?
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.Quais são os três pilares da teoria de Vygotsky?
São eles: a) Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP); b) Mediação; e, c) Linguagem.Qual a frase mais famosa de Vygotsky?
Frases de Lev Vygotsky: “O saber que não vem da experiência não é realmente saber” / “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”. 1.Quais são os 4 estágios de Vygotsky?
Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
- Sensório motor (0 a 2 anos)
- Pré-operatório (2 a 6 anos)
- Operatório Concreto (7 a 12 anos)
- Operatório formal (a partir dos 12 anos)
Quais são os autores que falam sobre o autismo?
Quatro médicos que mudaram a visão do mundo sobre autismo
- Kanner, Asperger, Rutter e Wing são os maiores nomes da história da pesquisa sobre TEA. ...
- Leo Kanner populariza a noção do autismo como parte da esquizofrenia infantil. ...
- Hans Asperger foi o primeiro a entender que o TEA afeta mais meninos.
O que os pensadores falam sobre o autismo?
Uma das principais vozes do autismo na França, filósofo conta que ter autismo pode ser muito mais vantajoso do que se pensa. O despreparo para lidar com pessoas autistas é um problema maior do que as possíveis complicações que o transtorno em si pode provocar na vida de uma pessoa.Qual é o pensamento de um autista?
Muito autistas relatam pensamentos intrusivos (que invadem a mente, de forma que foge às tentativas voluntárias de expulsá-los) e que se repetem infinitamente ao longo de horas ou mesmo dias, atrapalhando até a realização das atividades da pessoa.O que Freud fala do autismo?
Para a psicanálise, o autismo representa uma condição em que o indivíduo se encontra em um estado de auto isolamento e recusa em relação ao mundo externo. Em outras palavras, o autismo é uma defesa contra um mundo que é percebido como ameaçador e confuso.Qual teórico fala sobre o autismo?
Mahler (1968) desenvolveu suas idéias sobre os autismos infantis a partir de sua teoria evolutiva, explicando o autismo como sendo um subgrupo das psicoses infantis e uma regressão ou fixação a uma fase inicial do desenvolvimento de não-diferenciação perceptiva, na qual os sintomas que mais se destacam são as ...Como é o cognitivo do autista?
As crianças autistas apresentam dificuldade específica no mecanismo cognitivo necessário para representar estados mentais, acarretando dificuldades nos padrões de interação social.Quais são as duas ideias-chaves de Vygotsky?
Resumo: os pilares básicos do pensamento de VygotskyO funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).