Quais são as principais ideias de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.Qual é o principal foco do estudo de Wallon?
O intuito de Wallon era compreender como o psíquico da criança se desenvolvia e, para isso, seus estudos se voltaram para o desenvolvimento da pessoa por completo e não em aspectos particulares.Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.Qual é a visão de Wallon sobre a educação?
Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.A teoria de Henri Wallon
Qual a teoria que Wallon defende?
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).O que Henri Wallon acreditava?
Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.Qual era a abordagem de Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.Como é a teoria de Wallon?
A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.Quais são as três leis de Wallon?
Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.O que Wallon afirma?
Wallon (1995), na sua obra A evolução psicológica da criança, trata do desenvolvimento da criança inserida em determinado meio. Ele afirma que o potencial herdado geneticamente por um indivíduo depende diretamente do ambiente em que ele está inserido.Qual a tendência pedagógica de Wallon?
Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto do desenvolvimento da criança, WALLON o estuda em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade.Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?
O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.Qual a principal contribuição de Wallon?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.Quem foi Wallon na pedagogia?
Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um psicólogo, filósofo, médico e político francês. Tornou-se conhecido por seu trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento.Como Wallon aborda a afetividade?
Wallon explica a afetividade como uma predisposição ou capacidade de ser tocado pelo mundo interno e externo através de sensações que podem ser agradáveis ou não. Nesse contexto ela abarca as emoções, os sentimentos e a paixão.Quais são os 4 estágios de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...Como Wallon define o pensamento?
O pensamento walloniano identifica um caráter afetivo na motricidade, caracterizado no movimento através de sua dimensão expressiva. Também é identificada no movimento uma mentalidade projetiva, quando um ato mental projeta um ato motor, quando "o gesto precede a palavra", como afirma Galvão (2007, p. 72).Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.O que a teoria de Wallon defende?
Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.Quais são os 5 tipos de afetividade?
Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:
- Humor ou estado de ânimo;
- Emoções;
- Sentimentos;
- Afetos;
- Paixões.