O que Wallon defendia?

A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

O que a teoria de Wallon defende?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Quais são as principais ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual é a visão de Wallon sobre a educação?

Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profseducacao.com.br

O que Henri Wallon acreditava?

Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

A teoria de Henri Wallon

Qual é a principal teoria de Wallon?

A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Quais são as três leis de Wallon?

Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.univali.br

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em concursoprofessores.com.br

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quem foi Wallon na pedagogia?

Henri Wallon (1872-1962) foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crmariocovas.sp.gov.br

Como Wallon explica a afetividade?

A Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo, mas, segundo Wallon. O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Qual a contribuição mais importante de Wallon?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

Quais são os 5 tipos de afetividade?

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:
  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sanarmed.com

O que Wallon afirma?

Wallon (1995), na sua obra A evolução psicológica da criança, trata do desenvolvimento da criança inserida em determinado meio. Ele afirma que o potencial herdado geneticamente por um indivíduo depende diretamente do ambiente em que ele está inserido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

O que Wallon fala?

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Como Wallon define o pensamento?

O pensamento walloniano identifica um caráter afetivo na motricidade, caracterizado no movimento através de sua dimensão expressiva. Também é identificada no movimento uma mentalidade projetiva, quando um ato mental projeta um ato motor, quando "o gesto precede a palavra", como afirma Galvão (2007, p. 72).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que Wallon acreditava?

Entretanto, ao contrário de Piaget, Wallon acreditava que o processo não é tão bem delimitado, mas constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Qual a principal obra de Wallon?

Resposta: 1. "As Origens do Caráter na Criança" (1934): Neste livro, Wallon discute o desenvolvimento da personalidade infantil e como os traços de caráter se formam durante a infância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Quais são os principais conceitos de Wallon?

Wallon considera a “evolução dialética da personalidade” como uma construção progressiva, onde se realiza a integração das duas principais funções: a afetividade – relacionada ao meio social, as relações “eu-outro”, e a inteligência – relacionada ao conhecimento do mundo físico, à adaptação ao objeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

Qual é a abordagem de Wallon?

Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?

O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br

Quais os pilares da teoria de Henri Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Como é a teoria de Wallon?

A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual o papel do aluno para Wallon?

Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadofuturo.com.br

O que Wallon fala sobre a educação infantil?

Dedicou-se ao estudo da criança para compreender as origens do processo psicológicos humanos. Seu estudo foi voltado para o desenvolvimento integral da criança. Segundo Wallon o homem é resultado da influência social e fisiológica, tendo aspectos orgânicos e sociais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ensinareducareaprendercomapedagogia.school.blog