O que Wallon fala sobre a criança?

Para Wallon, desde que a criança nasce ela é um ser biológico e social, indissociavelmente e complementares para o seu desenvolvimento. Assim sendo, as condições biológicas são necessárias para viver em sociedade, e o meio social é fundamental para o desenvolvimento das capacidades orgânicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Como Wallon descreve o desenvolvimento infantil?

Para Wallon, o processo de desenvolvimento oscila constantemente entre a afetividade e a inteligência, de maneira dialética, podendo até mesmo manifestar regressões. As aquisições adquiridas em cada estágio são irreversíveis — no entanto, o indivíduo pode retornar a algumas atividades de estágios anteriores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profseducacao.com.br

O que diz Wallon sobre a educação infantil?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

O que a teoria de Wallon defende?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

A teoria de Henri Wallon

O que se refere à teoria de Wallon?

A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são as principais ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que Wallon afirma?

Wallon (1995), na sua obra A evolução psicológica da criança, trata do desenvolvimento da criança inserida em determinado meio. Ele afirma que o potencial herdado geneticamente por um indivíduo depende diretamente do ambiente em que ele está inserido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

Quais são as três leis de Wallon?

Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.univali.br

Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?

O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br

Qual é a abordagem de Wallon?

Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Como Wallon explica a afetividade?

A Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo, mas, segundo Wallon. O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Qual o papel do aluno para Wallon?

Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadofuturo.com.br

Como aplicar a teoria de Wallon na educação infantil?

Na teoria de Wallon o desenvolvimento é caracterizado por estágios, sendo assim, para cada fase do desenvolvimento da criança, deve ser oferecido procedimentos pedagógicos de acordo com a idade, os quais devem ser diversificados, pois as formas de pensamento e afetividade mudam conforme cada estágio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Quais são os 5 estágios de Wallon?

Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em concursoprofessores.com.br

Qual é a principal teoria de Wallon?

Em sua teoria Wallon defende a inseparabilidade entre afetividade, ação motora e inteligência, sendo a afetividade um foco central na evolução do conhecimento e desenvolvimento das pessoas, assim, suas ideias a respeito das emoções, do ato motor, da cognitividade e da formação da personalidade são passíveis de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaft.com.br

O que Wallon defende na educação?

Apresenta uma visão política de uma educação mais justa para uma sociedade democrática, expressa no projeto Langevin-Wallon, fruto de três anos de trabalho (1945-1947), que buscava repensar o sistema de ensino francês a partir dos princípios norteadores da Justiça e Dignidade, valorizando ainda a cultura geral e ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que Vygotsky defende?

Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cip.brapci.inf.br

Quais são os 5 tipos de afetividade?

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:
  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sanarmed.com

Quem foi Wallon na pedagogia?

Henri Wallon (1872-1962) foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crmariocovas.sp.gov.br

O que Wallon fala?

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que Wallon diz sobre a psicomotricidade?

Wallon diz que “o movimento é a única expressgão e primeiro instrumento do psiquismo”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fap.com.br

Quem criou a pedagogia do afeto?

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual é o papel da escola na teoria de Wallon?

De acordo com a teoria de Wallon a aprendizagem torna-se mais significativa através da afetividade criada no ambiente escolar, ressaltando que esse ambiente (estrutura e relação humana) se forma através dos entrelaces da materialidade e da imaterialidade, podendo potencializar o aprendizado se o alunado criar laços de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ocs.ige.unicamp.br