Nestes dias específicos é comum usar roupas de cores correspondentes a eles. Além disso, o dia também é propício para fazer rituais e oferendas em busca de alcançar graças e agradecê-las. Quarta-feira é Dia de Iansã, senhora dos ventos e tempestades. Suas cores são vermelho e marrom e sua saudação é "Epahey Oyá!".
As cores de Obaluaiyê e Yansã, Orixás de 2024. A passagem de ano, é o momento de reflexão que vem com a forte expectativa de mudança. Neste ano de 2024, que vem sob a vibração de Obaluaiyê e Yansã, as cores recomendadas são o vermelho junto com o branco.
Sua cor é representada pelo amarelo, coral, vermelho ou rosa. Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério.
O culto de Oyá Ìgbalè é ligado à morte e aos ancestrais. Seus filhos são corajosos, independentes e extrovertidos. Devem evitar roupas quadriculadas e seus principais èwò's (tabus) são: o carneiro, arraia e abóbora.
As cores de Iansã são o branco, o vermelho ou o rosa. Seus símbolos são a espada, o erexin, os chifres de búfalo e a borboleta. Seus elementos são os ventos, o raio e as tempestades.
Os devotos costumam lhe oferecer sua comida favorita, o àkàrà (acarajé), ekuru e abará. No candomblé a cor utilizada para representá-la é o marrom, ainda que seja mais identificada com a cor rosa.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Obá(em iorubá: Ọbà) é a Orixá africana do Rio Oba ou rio Níger, primeira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogum pelos odu odi, obeogundá e ossá. Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações.
A Pomba Gira é representada por uma mulher vaidosa e sexy, geralmente com longos cabelos escuros, que usa vestidos ou saias nas cores vermelho e preto. A entidade gosta de beber e fumar e aprecia presentes como flores, perfumes e champanhe.
Oyá/Iansã Niqué Dolajocí , forte, guerreira e capaz de vencer guerras com seus ventos, defensora de seus filhos com a fúria de um búfalo bravo e Oxum Demun Talabiomi, orixá capaz de vencer guerras sem ao menos entrar em um campo de batalha.
Oyá Oníra é doce e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução. Na Nigéria seu culto é feito no encontro das águas dos rios. Número: 9 (Odù òsá – ajuda).
Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades. Oxalá: A cor da vela associada a Oxalá é o branco, representando a paz, a pureza, a espiritualidade e a luz divina.
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Oiá Ibalé (em iorubá: Oyá Igbalé) ou Iansã do Balé são títulos da Oiá Mensã Orum, Mãe dos nove céus ou dos nove Planetas. É saudada com Iá Mensã Orum e Èpa heyi!. É a orixá ligada ao rio Níger, dos ventos e das tempestades.
BARÁ ADAGUE: Recebe suas oferendas nas encruzilhadas; seu assentamento é feito dentro do templo; é um dos mais requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oyá, Xangô, Odé, Otim, Obá, Ossãe e Xapanã.