Na Fatura de Energia: O número do medidor é geralmente encontrado na fatura mensal de energia elétrica / conta de energia / conta de luz. Localize-o próximo aos detalhes de consumo.
No Medidor Físico: Em alguns casos, o número do medidor pode estar no próprio dispositivo.
Neste tipo de medidor, a leitura é simples e direta, conforme o número que aparece no visor do medidor (4 ou 5 números). Na sua fatura de energia existe um mostrador com 5 quadradinhos. Anote nos quadradinhos os números que aparecem no medidor.
O registro de cada grandeza é identificado por um código numérico que costuma ficar no canto superior esquerdo ou à esquerda, antes do valor atual da grandeza.
No medidor digital, a quantidade de kWh consumidos é lida nos algarismos em preto. No medidor analógico, é preciso anotar os números mostrados pelos quatro ponteiros pretos dispostos lado a lado, da esquerda para a direita. Se o ponteiro estiver entre dois números, deve-se considerar o número menor.
A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico. Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico.
Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar. Caso o ponteiro estiver entre dois algarismos, opte sempre pelo algarismo menor. Quando o ponteiro estiver entre o 9 (nove) e 0 (zero), deve ser considerado o 9 (nove) para efeito de leitura.
Onde fica o número da unidade consumidora no relógio?
A unidade consumidora ou o número da UC é utilizado para identificar um imóvel que pertence a um consumidor e pode ser encontrada na parte superior direta da fatura de energia e também na parte exterior do medidor de energia.
Isso posto, existem basicamente dois tipos de medidores de energia elétrica: o medidor eletrônico e o medidor eletromecânico. Além disso, eles podem variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos – cada apresenta características específicas.
Na Fatura de Energia: O número do medidor é geralmente encontrado na fatura mensal de energia elétrica / conta de energia / conta de luz. Localize-o próximo aos detalhes de consumo. No Medidor Físico: Em alguns casos, o número do medidor pode estar no próprio dispositivo.
▫️ Trata-se do número da Unidade Consumidora (UC), que está em destaque num dos retângulos que ficam na parte superior da fatura. O número fica acima do Código do Cliente, que também é uma informação importante.
O primeiro relógio da direita representa a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto representa o milhar. Para realizar a leitura basta anotar os números que marcam os ponteiros dos quatro relógios.
Como saber o número do medidor de energia na conta de luz?
Na conta de luz: Dê uma olhadinha na seção de "Dados do Cliente" ou "Informações de Consumo". O número do medidor pode estar sozinho em uma linha ou dentro de um campo chamado "Número do Medidor", "Número da instalação", "Código do Medidor" ou "Identificação do Medidor".
A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico. Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico. Nesse caso, deve ser considerado o número da leitura que aparece após a letra “A”.
É composto por quatro relógios com ponteiros que juntos formam os números do consumo: o primeiro da direita representa a unidade; o segundo, a dezena; o terceiro, a centena; e o quarto, a milhar. Para realizar a leitura, anote os números que marcam os ponteiros dos quatro relógios.
» Número da Unidade Consumidora (localizado no canto superior direito da fatura de energia), para Pessoas Físicas o nº do CPF e a data de nascimento do titular da conta; e, para Pessoas Jurídicas, o nº do CNPJ e a data de constituição da empresa titular da conta.
Cada círculo funciona em sentido horário e, também, anti-horário. O valor registrado dependerá da posição dos ponteiros. Se eles estiverem entre dois números, valerá o de menor valor. Já no medidor digital, essa leitura é mais fácil e prática: a quantidade de consumo de kWh aparece diretamente no visor do aparelho.
O termo não soa tão simples, mas a explicação é bem intuitiva: a Unidade Consumidora é um número na sua conta de luz que representa, por exemplo, o seu conjunto de instalações e equipamentos elétricos na sua indústria.