Existem diversas maneiras de armazenar perfuro cortantes, mas a melhor maneira é utilizando uma caixa coletora de perfuro cortantes ou caixa descarpack. Essas caixas são projetadas para garantir que os perfuro cortantes sejam mantidos em um ambiente seguro e higiênico, evitando assim o risco de contaminação.
As embalagens contendo os produtos devem ser armazenadas e transportadas em temperatura de 4 a 40°C, evitando exposição direta ao calor, luz e umidade.
Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
O descarte da caixa perfurocortante deve ser efetuado em postos de saúde, além disso, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino, além de empresas especializadas que realizam esse tipo de coleta.
32.2.4.13.1 O revestimento não pode apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrâncias. 32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.
Onde o material perfurocortante deve ser descartado?
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Deve ser descartado em caixa laranja somente materiais perfurocortantes contaminados com produto químico como: lâminas, cacos de vidro contaminados, ponteiras, tubos eppendorf, etc. O que eu posso descartar em caixa de papelão?
“Esses materiais devem ser descartados no local em que foram gerados, separadamente e de maneira imediata após o seu uso, na caixa Descarpack. Se cada um fizer a sua parte, podemos evitar acidentes, e contribuir para que o lixo tenha o seu descarte final correto”.
Quando uma caixa de perfuro cortante ou caixa descarpack é colocada no local da coleta, ela ajuda a manter o ambiente organizado. Além disso, as caixas de perfuro cortante têm um revestimento que impede que os agentes patogênicos entrem em contato com o sangue.
Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção.
Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
estabelecimento para estabelecimentos próximos, como unidades básicas de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos e farmácias, como local de armazenamento intermediário.
A caixa Descarpack deve ser colocada próximo do local onde o material perfurocortante é utilizado, para que todos esses itens possam ser descartados imediatamente após o uso. O coletor não deve ser esvaziado e reutilizado, assim como os materiais descartados. No caso das agulhas, elas devem ir juntas com as seringas.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
De acordo com as orientações da ANVISA, os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados, acrescido da inscrição “ ...
Esses materiais se enquadram, segundo a Anvisa, em materiais perfurocortantes que não podem ser descartados no lixo comum, por isso é preciso usar um recipiente adequado, por exemplo, as caixas de papelão, especialmente produzidas para conter esse tipo de resíduo.
“Eles são encaminhados ao abrigo intermediário da Ala Leste de cada setor, acondicionados em contenedores de risco biológico até sua destinação ao abrigo final.
Quais os cuidados com os perfurocortantes conforme a NR 32?
Segundo o item 32.2.4.14 da NR 32, os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser responsáveis pelo seu descarte, após a utilização. Este descarte deve ser realizado imediatamente após o uso.
O correto é levar até uma UBS”, explica a diretora técnica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Andrea Almeida. Os materiais do dia a dia, como garrafas, espetos, facas, garfos e vidros, devem ser descartados na coleta seletiva com alguns cuidados.
Quais são os cuidados com a caixa de material perfurocortante?
Jamais utilizar como anteparo os dedos, ao utilizar materiais perfurocortantes. Não reencapar ou desconectar manualmente agulhas. Se o material perfurocortante tiver dispositivo de segurança, acioná-lo corretamente.