Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
Elas dormem de cinco a oito horas por dia, o que explica por que muitas delas simplesmente entram em um estado de sono quando a noite chega. O cansaço pode ser tão intenso que algumas abelhas acabam sendo carregadas de volta à colmeia por suas companheiras, após caírem durante a soneca.
Muitas espécies de abelhas dormem dentro das flores, deixando suas patas para fora, ou em caules de grama, prendendo-se para maior proteção. Já outras dormem dentro de suas colmeias.
A explicação mais utilizada para esse comportamento é que as abelhas se orientam pela luz do sol em seus voos, sendo assim, sem uma luz para nortear seus movimentos aéreos elas simplesmente vão ao chão.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
A principal hipótese dos cientistas é que essas abelhas desenvolveram o hábito noturno como fuga de competidores por recursos florais durante o dia e também como forma de evitar inimigos naturais mais comuns no período diurno, como os parasitas de seus ninhos.
– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
Segundo o zootecnista, a abelha só ataca quando acha que está sendo ameaçada. Com a ferroada, o inseto deixa um feromônio que tem um cheiro que sinaliza para as outras abelhas que a pessoa é um 'inimigo' e isso atrai o restante do enxame.
Por que as abelhas estão atacando mais? Ameaça: A principal causa de ataques envolvendo abelhas é em defesa da colmeia. Por isso, ao verificar uma colmeia tome distância e acione o Corpo de Bombeiros para que possa fazer a retirada dos insetos de maneira correta.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
O melhor horário é entre 8 e 11 horas e das 15 às 17horas e 30 minutos, aproveitando que a maioria das operárias está no campo em atividade de coleta. Nunca se deve trabalhar durante a chuva.
Mas não dá para esquecer que, com exceção das espécies nativas, as abelhas têm ferrão e podem picar para defender a colmeia. Abelhas voando em busca de alimento em geral picam apenas quando se sentem ameaçadas.