Todas as espécies são ovíparas e as fêmeas depositam seus ovos em ninhos escavados em solo macio, na terra ou grama de matas, e nas areias próximas das praias de mares e rios.
As tartarugas quando sentem medo se esconde rapidinho dentro de sua carapaça. Existem várias espécies de tartaruga, como os jabutis, os cágados, as de orelhas vermelhas e um monte no projeto Tamar, que protegem as tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.
As tartarugas marinhas são animais migratórios por excelência e vivem dispersas na imensidão dos mares. As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem no ambiente marinho durante toda a sua vida, com exceção das fêmeas adultas que buscam as praias para desovar.
No mar, a captura incidental na pesca, a poluição em suas variadas formas (principalmente resíduos sólidos e químicos) e as mudanças climáticas podem afetar as tartarugas marinhas ao longo de todo seu ciclo de vida, sendo que essa ultima ameaça, também causa impacto em terra nas áreas de desova desses animais.
Distribuição: Ocorre nos mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras e ao redor das ilhas, sendo frequente a ocorrência de juvenis em águas temperadas. Habitat: Habitualmente em águas costeiras, ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TER UM JABUTI | Julia Maciel
Onde a tartaruga dorme?
Dorme no fundo do mar, protegida nas pedras quando o fundo é rochoso ou com recifes. Também dorme boiando na superfície. Mas isso varia. Quando está em áreas oceânicas, por exemplo, prefere descansar na superfície ou na coluna de água.
Como presas, as tartarugas marinhas fazem parte da dieta de vários animais (raposas, formigas, lagartos, falcões, abutres, gaivotas, fragatas, polvos, peixes, orcas, focas, crocodilos, onças entre outros) e os seus ovos também podem ser consumidos por raízes de plantas nas praias de desova.
Infelizmente, todas as sete espécies estão ameaçadas de extinção e isso se deve, principalmente, à caça intensiva, que busca pela carapaça, carne e gordura. Mesmo com leis de proteção e a caça sendo controlada, cerca de 40 mil tartarugas são mortas anualmente. Outra grande ameaça é o lixo.
Na natureza, ela gosta de passar mais tempo na água e se desenvolve bem no quesito nado. Uma das curiosidades sobre tartarugas domésticas é que elas costumam sair da água apenas para tomar sol ou desovar. Outro ponto é que um desses animais de estimação chegam a viver 40 anos com o tutor.
As tartarugas marinhas dormem, ou descansam, geralmente à noite, e também pode ser durante o dia. Dormem protegidas nas pedras quando o fundo do mar é rochoso ou com recifes. Também podem dormir boiando na superfície, mas isso varia.
Tartarugas, cágados e jabutis são quelônios que fazem parte da classe dos répteis e podem viver mais de um século! As espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 100 anos. A tartaruga-gigante, maior tartaruga terrestre, pode viver mais de 200 anos.
Quanto tempo uma tartaruga pode ficar sem respirar?
Estes animais conseguem permanecer submersos entre 10 e 30 minutos, em média. Quando sobem para respirar, ficam na superfície por dois a três segundos, pois as tartarugas possuem pulmões e precisam respirar na fora d'água.
As “lágrimas” das tartarugas marinhas correspondem a uma solução salina concentrada; ao “chorarem”, esses animais eliminam o excesso de sais presentes no organismo.
As tartarugas enxergam colorido e com nitidez, mas possuem um ângulo de visão mais limitado, o que dificulta a visão periférica. Outra curiosidade sobre a visão da tartaruga é que ela enxerga mais tons de vermelho, pois possui um gene herdado dos dinossauros que favorece a visualização dessa cor.
Tartarugas como as tartarugas caixa (Terrapene spp), que dividem o seu tempo entre o solo e a água geralmente preferem minhocas, frutas e insectos como grilos e tenébrios. Algumas podem comer granulados depois de amolecidos em água.
Em geral, a maioria das tartarugas aquáticas dormem debaixo de água entre 4 a 7 horas. Durante este tempo, a tartaruga virá à superfície por um momento, irá repor o seu suprimento de ar, e vai retomar o seu sono.
As tartarugas em crescimento devem alimentar-se todos os dias, mas as adultas podem comer cada dia e meio. A forma na qual as tartarugas comem melhor é colocando a comida diretamente na água, mas pode ser bastante sujo e estragar a água do aquário.
As tartarugas são descritas, originalmente, como animais terrestres datando no triássico anterior (aproximadamente 220 milhões de anos) antes mesmo dos dinossauros e são considerados a linhagem mais antiga de répteis. Tal datação se dá devido à um fóssil de Odontochelys semitestacea encontrado na China em 2008.
“A mamãe tartaruga coloca seus ovos na praia para que o calor da areia ajude as tartarugas a se desenvolverem dentro deles”. Por outro lado, ela precisa voltar para o mar porque é adaptada à vida marinha, e não terrestre. “Seu corpo é hidrodinâmico, ou seja, achatado e alongado, o que facilita seu deslocamento na água.
Shredder, traduzido em português como Destruidor, ou Oroku Saki é um personagem fictício e o principal antagonista da banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles e em toda a media relacionada. Ele é o arqui-inimigo das Tartarugas ao lado de Kraang.
O ato é considerado crime por captura e maus tratos de animais silvestres. Nessa época do ano, as tartarugas retornam as praias onde nasceram para desovar. Muitas delas são de espécies ameaçadas de extinção, como a cabeçuda, a oliva e a de pente.