Família que reza unida, permanece unida! Assim, para montar um oratório em casa, o primeiro passo é a escolha do lugar para o altar. Pode ser na sala, no corredor ou num dos quartos. O importante é que este lugar favoreça a oração, que seja livre de distrações e possibilite momentos de silêncio e recolhimento.
Pode ser no seu quarto, no escritório, um cantinho na sala de estar… Uma mesinha, cômoda ou prateleira podem servir bem como base para ser seu Altar. O ideal é que não passe da altura da sua cabeça e você consiga visualizar bem os itens que colocar.
O católico deve sempre carregar o terço no bolso de sua calça ou bolsa ou na mochila, para que Nossa Senhora sempre acompanhe e, é claro, tirar o terço do bolso ou da mochila para rezar.
Nada de colocar objetos e móveis atrás da porta, que impeça a abertura total dela, pois isso acarretaria em um estreitamento na passagem das pessoas e da energia chi.
Porque devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro? Guarda um Rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!
- Seu altar religioso tem de ficar num local reservado em sua casa. Nunca o monte em ambientes onde transitam muitas pessoas, como corredores e salas, por exemplo. As orações devem ser feitas em locais tranquilos e livres de interrupção. Caso este for o único local para o altar, pense em colocá-lo em um oratório.
Ter um altar em casa fará com que você tenha todo poder divino bem pertinho de você e sua família. Montar seu próprio altar em casa é uma ótima opção para quem quer ter um cantinho para fazer seus pedidos às forças maiores, além de garantir um refúgio de fé, espiritualidade e meditação dentro do próprio lar.
“Algumas religiões apresentam imagens, como os Santos da igreja Católica, enquanto outras têm um altar com a bíblia ou livros religiosos. Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço.
“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.
Enquanto está a caminho do trabalho, no trânsito ou em uma vigem, quando o trajeto for demorar um pouco, pode aproveitar o momento para meditar o terço, colocando uma oração no rádio ao invés de só escutar música durante todo o percurso.
O Rosário pode até ser rezado no trabalho, se as tarefas diárias os obriga a ficar no trabalho, porque o trabalho das mãos não é de forma alguma obstáculo à oração vocal.
Ela entra pelo lado esquerdo do nosso corpo. A única coisa que exorciza inveja é a oração da mãe – Salve Rainha – todos os dias. Porém, Maria e nossa mãe maior, o terço é o símbolo que a representa, use-o do lado esquerdo do corpo.
Quando o mesmo se rompe ou quebra, é natural que surjam dúvidas do que fazer, já que não é apenas um objeto. A partir disso, jogar o Terço no lixo não é uma opção. Existem algumas formas que permitem descartar seu Terço ou seu Rosário de forma mais digna e respeitosa.
Terço que deve ser retirado para o enterro, pois “dá azar”. O “azar” que traz o terço no enterro, é contrário a importância dele durante o velório, mostrando assim as fronteiras entre o sagrado e o profano.
Os altares podem nos deixar intimidados, acanhados e com vergonha em ter nossos momentos de intimidade na frente dos santos, anjos, ou qualquer outra divindade. Isso não fará bem para a saúde do relacionamento do casal. Evite esse problema e coloque o seu altar em outro ambiente.
“Os oratórios servem para lembrar-nos da necessidade de orarmos em todas as circunstâncias de nossa vida é nós ajuda a criar uma rotina de oração no coração da família”, completa. A arquiteta Gabriela Moura tem um oratório em casa e diz que é um costume de família.
Dá pra colocar uma versão de pregar acima da cabeceira da cama ou aqueles com base pra ir na estante do quarto, por exemplo. Outra opção interessante é usar na sala ou cozinha como sinal da presença e amor Dele nesses espaços. Vai bem até na porta, pra receber os convidados!
Além de transmitir a sua personalidade, é uma oportunidade de mostrar o que gosta, valorizar suas crenças e de contar um pouco a sua trajetória. E isso é qualidade de vida! Pois é na decoração da casa que conseguimos criar um ambiente que respeita nossas escolhas.
Onde Montar Seu Altar: Evite locais de intimidade, como quartos e banheiros. Prefira espaços considerados sagrados e respeitáveis. Pode ser um quarto separado, lavanderia, cozinha, sala ou em cima de um armário.
Mesmo ao dormir, procurem ter o Rosário à mão, de maneira tal que o sintam consigo. E, se tiverem receio de que ele caia ao chão – devemos tratá-lo com toda a reverência –, pendurem-no ao pescoço ou o coloquem no bolso.