A Rodovia PR-090 é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que liga a cidade de Curitiba até a PR-170, em Alvorada do Sul, a aproximadamente 3 km da divisa com o Estado de São Paulo.
A BR-376 é uma rodovia diagonal brasileira, que liga Dourados, em Mato Grosso do Sul, a Garuva, em Santa Catarina. No trecho paranaense, é conhecida como Rodovia do Café (atualmente denominada Rodovia do Café Governador Ney Braga), e em Curitiba, de Contorno Sul.
O trecho da PR-092 sob concessão da EPR Litoral Pioneiro está entre os municípios de Santo Antônio da Platina e Jaguariaíva. A extensão de 127 quilômetros é extremamente importante e estratégica para a economia paranaense, mas até então não havia sido concessionada.
A Rodovia. Corta o estado do Paraná no sentido leste-oeste, ao longo do paralelo 25°30', ligando o Porto de Paranaguá a Curitiba, Campo Largo, Palmeira, Irati, Prudentópolis, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cascavel e Foz do Iguaçu. Interliga-se com a Ruta PY-02, antiga Ruta 7, conhecida como Rodovia Transparaguaia.
A BR-277, conhecida como “Grande Estrada”, é uma das rodovias federais mais emblemáticas do Brasil, com uma história rica que espelha o desenvolvimento e o progresso do estado do Paraná e do país como um todo. Inaugurada em março de 1969, a BR-277 se estende por 732,2 quilômetros.
A primeira homenagem é feita ao Engenheiro Lysímaco Franco Ferreira da Costa, dando ao trecho da BR-277 que se estende de Curitiba a Paranaguá, no Estado do Paraná, o nome de “Rodovia Engenheiro Lysímaco Franco Ferreira da Costa”.
A duplicação da BR-369, em uma extensão de 74,7 km, começa a partir da pista dupla em Cornélio Procópio e termina em trecho duplicado da rodovia próximo ao entroncamento com a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) em Jacarezinho, logo antes da divisa com São Paulo.
A BR-101 se destaca como a segunda rodovia mais extensa do Brasil, com 4.650 quilômetros de extensão. Para se ter uma ideia, é como se pudesse ligar o Brasil de norte a sul, atravessando 12 estados ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
BR-010 - Rodovia radial brasileira que segue de Brasília (DF) até Belém (PA). Apesar de se iniciar em Brasília, a BR-010 recebe o nome de "Rodovia Belém-Brasília" somente no trecho entre Estreito (MA) e Belém (PA).
O “BR” indica que se trata de uma rodovia federal, seguido do número designado para a respectiva estrada. No caso da BR-101, o número “101” foi atribuído a essa rodovia devido à sua importância estratégica como uma das principais vias de ligação ao longo do litoral do Brasil.
A BR-393, antiga Rio-Bahia, é uma Rodovia Federal diagonal do Brasil. Seu ponto inicial fica na cidade fluminense de Barra Mansa e o final em Cachoeiro do Itapemirim (ES).
A BR-386 é uma rodovia federal brasileira que liga Canoas (na região metropolitana de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul) com o município de Iraí (a extremo noroeste do estado, na divisa com Santa Catarina).
A BR 470 é uma rodovia de ligação no Sul do Brasil. Seu projeto oficial contempla 472,3 km entre Navegantes (SC) e Camaquã (RS). É uma rodovia importante historicamente para a ligação do Planalto e do Oeste catarinense ao litoral.
A BR-232, também denominada Rodovia Luiz Gonzaga, é uma importante rodovia transversal federal brasileira que corta o estado de Pernambuco, começando na cidade de Recife e terminando na cidade de Parnamirim, no entroncamento com a BR-316.
A BR-226 é uma rodovia transversal brasileira que liga a cidade de Natal (RN), ao município de Wanderlândia (TO). Ao longo de todo o seu percurso, a BR-226 passa pelos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins.
A Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280, também denominada BR-374 e originalmente chamada de Rodovia do Oeste) é a principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Centro-Oeste Paulista, iniciando-se no Complexo Viário Heróis de 1932, conhecido popularmente como "Cebolão", no acesso às vias marginais ...
Você sabia que a BR-476, conhecida como Estrada da Ribeira é um segmento rodoviário importante, sendo a primeira ligação entre São Paulo e o sul do país? Esse trecho rodoviário foi implantado pelo Exército Brasileiro entre 1937 e 1940, era o antigo traçado da BR-2, que ligava São Paulo ao sul do país.