O cupim costuma se instalar em móveis, telhados, pisos, batentes e outras peças de madeira com baixo teor de umidade. Apesar de contar com poucos indivíduos, uma colônia de cupins pode causar grandes prejuízos em uma marcenaria. Afinal, eles são capazes de destruir grandes quantidades de madeira.
Os cupins de solo vivem em regiões úmidas. Eles costumam formar as colônias embaixo da terra, construindo galerias no pátio ou até mesmo nas fundações de uma casa. Também podem percorrer paredes e tubulações. Com mandíbulas poderosas, essa espécie consegue arrebentar até concreto para chegar ao alimento.
Uma forma de identificar cupim é prestar atenção em pequenos montes de madeira granulada espalhados pelo imóvel. Similares à serragem, esses farelos são as fezes do inseto. Além disso, outra dica para perceber uma infestação de cupim é dar leves batidas no móvel ou na área afetada e verificar se mais granulados caem.
Em madeiras secas, como portas, objetos de decoração feitos de madeira, móveis, assoalhos, pisos e outros; No topo de árvores, no telhado ou no alto nos postes, onde os cupins aproveitam a proximidade com a árvore infestada para dar suporte ao ninho.
Acúmulo de detritos – O acúmulo de detritos como folhas, gravetos e outras matérias orgânicas ao redor da casa pode atrair cupins. Isso ocorre porque esses materiais podem conter a umidade que os cupins precisam para sobreviver.
De Arquiteta no Brasil a Copeira em Portugal: Loucura ou Coragem? Uma História Real
Qual é a época do cupim?
A revoada de cupins é o período da reprodução desses insetos e acontece na primavera e no verão. O tempo quente e úmido dessas estações do ano proporciona a proliferação dessas pragas urbanas, que ganham asas e rumam para formar novas colônias.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Para se detectar a presença dos cupins é necessário investigar todos os locais onde estes poderiam buscar alimento e os locais onde podem nidificar. Para se detectar a presença dos cupins é necessário investigar todos os locais onde estes poderiam buscar alimento e os locais onde podem nidificar.
Essa espécie é conhecida por infestar o solo, mas também pode migrar para o interior dos ambientes. É possível identificar a colônia de cupins por meio dos longos túneis do chão ao teto que essa espécie constrói, normalmente em áreas com pouca movimentação.
Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.
A rainha e o rei são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.
Os cupins constroem galerias dentro da madeira e descarregam suas fezes ― pequenos grânulos com cerca de um milímetro de diâmetro ― para fora do móvel, a fim de limpar as galerias.
Quando as pessoas se questionam se o cupim come parede, trata-se de uma consequência da infestação do cupim subterrâneo no ambiente. Esses pequenos insetos não comem a parede, mas aproveitam as rachaduras e demais falhas estruturais para iniciar a sua colônia, além de se movimentarem pelos espaços.
São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento.
Existe uma ideia difundida de que os painéis de MDF são imunes aos cupins mas infelizmente, não é bem assim. O que realmente acontece é a “esterilização” nas chapas quando são prensadas, já que são expostas a um calor capaz de eliminar qualquer tipo de inseto presente na madeira, tornando-os livres de cupins e ovas.
Os cupins subterrâneos possuem uma nervura paralela a nervura costal, e ambas fortemente esclerotizadas. Em contrapartida, os cupins de madeira seca também têm corpos moles, mas são frequentemente mais escuros que os subterrâneos, de coloração marrom-avermelhada.
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.
Em geral, o cupim de solo vive abaixo do solo, dentro dos vãos estruturais das edificações, paredes, marquises, decks, concretos e, até mesmo, telhados. Ou seja, sua preferência se dá por locais escuros, úmidos e de difícil acesso. Além, é claro, de lugares que ofereçam alimentação e condições de desenvolvimento.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
Portanto, sua maior fonte de alimento é a madeira, mas se você tem uma biblioteca em casa, fique atento. Isso porque os livros também costumam servir de alimento para estes insetos. Desse modo, não é difícil identificar a presença de uma colônia de cupins, pois eles costumam deixar rastros.
Como fazer para evitar o incômodo causado pelos bichos de luz? Para evitar o incômodo causado por esses insetos e prevenir a formação de colônias de cupim, Jubilut recomenda que as pessoas coloquem telas de proteção nas janelas e apaguem as luzes, para que eles sejam menos atraídos para o interior das residências.
Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.
"No entanto, as fezes dos cupins são mais fáceis de serem detectadas, assemelhando-se a pequenas bolinhas secas e duras, parecidas com grãos de areia. Por outro lado, as brocas deixam resíduos mais finos, semelhantes ao pó", afirma.
Aparência Distinta: As brocas de madeira têm um corpo alongado e antenas, enquanto os cupins têm um corpo dividido e antenas retas. Danos e Sinais Distintos: As brocas de madeira criam túneis na madeira e deixam pinholes e farinha de madeira como sinais de infestação.