Entre em contato com uma associação de reciclagem para recolher o resíduo em sua casa, ou então vá até um dos postos de entrega, como armazéns e supermercados. Vale destacar que tanto o óleo quanto a garrafa PET que serviu de recipiente passará por um processo de reciclagem.
O processo é muito simples: coloque o óleo usado dentro de uma garrafa plástica transparente (aquelas pets), e armazene o máximo que conseguir até poder levar ao um ponto de coleta da sua cidade. Mas é possível fazer o reaproveitamento transformando ele em outro produto.
Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos. Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.
Bem, atualmente, a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem. Essa reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita em casa mesmo ou podemos levá-lo para postos de coleta que os destinarão a associações e empresas que farão a sua reciclagem.
Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.
A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente. Para reciclar, você pode separar o óleo usado em uma garrafa PET e depois levar em algum ponto de coleta, mas tem que esperar ele esfriar para poder colocar no recipiente.
A margarina, a manteiga e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura devem ir para o lixo comum. Também o óleo lubrificante (óleo de motor), deve ficar de fora do oleão, uma vez que se trata de um resíduo perigoso que compromete a reciclagem dos óleos alimentares usados.
Limpe a panela ou o item usado no preparo com um papel toalha para retirar todo o excesso de gordura que ficou. O papel pode ser descartado no lixo normalmente.
Devem ser guardados no armário, bem fechados. Precisam estar protegidos do calor, umidade, ar e da luz. Do contrário, vão oxidar ou estragar mais rápido.
O que acontece quando jogamos óleo de cozinha na pia?
Com o tempo, o óleo pode formar placas e grudar no encanamento. Isso pode causar entupimento e acúmulo de sujeira. O óleo causa danos ao meio ambiente. Como ele fica na superfície da água, parte da luz é bloqueada e a quantidade de gases que entra e sai da água é alterada.
Qual o destino ambientalmente correto que o óleo de cozinha usado pode ter?
Estudos indicam que um litro de óleo pode contaminar mais de 20 mil litros de água”, explicou o educador ambiental Felipe Morais. O ideal é, inicialmente, resfriar o material, filtrá-lo, colocá-lo em uma garrafa PET e encaminhá-lo ao descarte correto.
O melhor jeito de armazenar óleos e gorduras usados é mesmo em garrafas pet. Além de não descartar o óleo também não se descarta a própria embalagem pet. Mas nada de jogar essa garrafa no lixo comum. A destinação correta é a reciclagem.
Reutilizar o óleo para fazer frituras pode remover os antioxidantes naturais e benéficos presentes no ingrediente. Além disso, o óleo reutilizado pode conter componentes nocivos à saúde, como gordura trans, acrilamida, peróxidos e compostos polares.
Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, ele concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias.
Basta guardar os resíduos em recipientes apropriados e levar a um posto de coleta mais próximo da sua casa. Um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água. A informação acima é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Sua reutilização é sempre para voltar a cozinhar ou fritar com ele. Não é possível marinar nem usar cru. Não é nunca conveniente misturar azeite novo com o usado. Sua reutilização é uma grande economia de recursos, resultando em um produto muito sustentável, além de orgânico.
A destinação de oleo vencidos, para ser correta, precisa ser executada por empresa especializada em coleta e tratamento de óleo. Esse tipo de empresa recolhe o óleo e realiza processos de tratamento e decantação, para evitar que o material seja dispensado no meio ambiente.
É preciso evitar que as mesmas estejam expostas ao calor pois, uma vez usado, o óleo alcança temperaturas elevadas rapidamente, o que pode gerar processos químicos. Então, evite guardar as garrafas pet com óleo usado em locais que peguem sol ou próximo de fontes de calor como o forno ou as bocas do seu fogão.
Qual a maneira correta de descartar o óleo de cozinha?
Junte o máximo de óleo que conseguir e coloque-o em um recipiente com tampa — uma garrafa PET, por exemplo. Procure o ponto de coleta mais próximo, caso contrário, coloque a garrafa junto do lixo para ser coletado. Assim, os riscos de contaminação dos solos e dos recursos hídricos são reduzidos.
Qual é o destino mais adequado para o óleo de cozinha por quê?
A maneira mais indicada é armazenar o líquido já frio em uma garrafa PET ou outro recipiente com tampa. Muitas cidades possuem serviço exclusivo para reciclagem do óleo, o projeto Óleo Sustentável por exemplo disponibiliza um mapa com diversos pontos de coleta de óleo usado ao redor do país.
O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto.
Segundo dados do IBGE, os brasileiros descartam cerca de 1 bilhão de litros de óleo incorretamente a cada ano. Quando descartado na no ralo, privada ou quintal, o óleo pode contaminar o solo, os rios, mares e represas.
Realizam a destinação ambientalmente adequada do óleo de cozinha usado, encaminhando-o para as recicladoras que transformam em biodiesel, a destinação ambiental mais nobre, além do seu uso na fabricação de tintas, vernizes e sabão, garantindo um novo recomeço para esse produto pós-consumo e evitando impactos negativos ...