Se você tiver em casa medicamentos em desuso ou vencidos, o correto é se dirigir a um ponto de coleta para descartar os resíduos corretamente. Esses pontos podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais.
Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.
Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
Aí é só entregar na unidade básica de saúde mais próxima. Se você não tiver um coletor e precisar fazer o descarte mesmo assim, procure um recipiente de material rígido, inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e com tampa.
Onde e como descartar remédios e medicamentos vencidos de forma correta? Farmácias de várias cidades oferecem pontos de coleta para remédios sem uso. Alguns postos de saúde também oferecem pontos de coleta. Remédios vencidos, suas embalagens, frascos e cartelas de comprimidos devem ser separados do lixo comum.
COMO FAZER O DESCARTE DE AGULHAS, SERINGAS, FITAS e LANCETAS ? CENTRO DE DIABETES RJ
Quais locais recebem o descarte de medicamentos?
No município de São Paulo o descarte de medicamentos pode ser realizado em farmácias e drogarias habilitadas espalhadas pela cidade, além de poderem ser entregues em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Pontos de coleta - em algumas cidades, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem medicamentos para descarte. Verifique no site da prefeitura do seu município se há pontos de coleta, caso contrário, peça informações nas UBS locais para fazer um descarte seguro.
De acordo com a diretora do Centro de Saúde Érica Silva, estes materiais hospitalares devem ser entregues ao Centro de Saúde para a destinação correta e nunca dispensados no lixo comum. "Descartar seringas e agulhas de maneira adequada é crucial para prevenir riscos à saúde e ao meio ambiente.
Como descartar seringas e agulhas usadas no hospital?
As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte de qualquer material perfuro cortante em recipientes plásticos como potes ou garrafas, garrafas de vidros de qualquer modelo, cofrinhos e recipientes de papelão que não o específico para esta função.
Descarte de injeções e ampolas usadas em casa (materiais perfurocortantes) De maneira nenhuma descarte esses materiais no lixo comum! Além de serem cortantes (ampolas) e pontiagudos (agulhas e lancetas), podem estar contaminados e devem ser descartados em lixo específico, inclusive com as seringas.
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de ...
Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
O descarte inadequado de medicamentos acarreta graves prejuízos ao meio ambiente e riscos à saúde humana. Muitas vezes, por desconhecimento, remédios, fora da validade ou não, são descartados pela população no lixo comum reciclável.
Uma portaria de 2020 do Governo Federal regulamenta o descarte correto de medicamentos: drogarias e farmácias terão de disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada 10 mil habitantes.
Como realizar o correto descarte de resíduos de medicamentos?
A sugestão é armazená-los em garrafas pet com tampa, para evitar acidentes. A gerente ressalta ainda que não se deve descartar medicamentos em lixo comum, nem derramar em pias ou vasos sanitários, pois podem contaminar o solo e os rios ou ainda serem encontrados no lixo e utilizados de forma indevida.
Se você possui medicamentos vencidos ou dentro da validade mas em desuso, saiba que não é recomendado descartá-los na pia, privada, ralo ou lixo comum. Para fazer o descarte correto de medicamentos, você deve separar os medicamentos não utilizados em não vencidos e vencidos.
Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados. Localize um desses postos de coleta de medicamentos para descarte na ferramenta de busca oferecida pela Roche em parceria com a eCycle.
Os medicamentos vencidos são resíduos potencialmente perigosos, não sendo lixo comum e nem material reciclável. Devem ser devolvidos às farmácias ou postos de saúde, a fim de que seja realizada a destinação final de acordo com a legislação vigente.