Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.
De acordo com a diretora do Centro de Saúde Érica Silva, estes materiais hospitalares devem ser entregues ao Centro de Saúde para a destinação correta e nunca dispensados no lixo comum.
Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
As agulhas usadas são consideradas resíduos perfurocortantes, ou seja, aqueles que podem cortar ou perfurar a pele. Eles fazem parte do grupo E de resíduos da saúde, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como descartar seringas e agulhas usadas no hospital?
As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção.
DA CASA - O TRT Notícias de hoje faz um alerta: objetos perfurocortantes, como seringas com agulhas, não devem ser colocados nos recipientes de reciclagem mantidos pelo Tribunal. Esses materiais devem ser depositados em coletores apropriados, sendo que o Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida mantém um deles.
Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
No município de São Paulo o descarte de medicamentos pode ser realizado em farmácias e drogarias habilitadas espalhadas pela cidade, além de poderem ser entregues em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Já os resíduos perfurocortantes com risco químico, como aqueles materiais contaminados por quimioterápicos, antirretrovirais, hormonais dentre outros, são acondicionados em caixas na cor laranja com símbolo de risco tóxico. “Esses são recolhidos da unidade geradora e encaminhados direto para o abrigo final diariamente.
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Para a destinação de seringas descartáveis, agulhas lancetas e tiras testes com material biológico o procedimento correto é acondicionar o resíduo em recipientes de paredes rígidas, buscando coleta e tratamento adequados e licenciados.
As embalagens contendo os produtos devem ser armazenadas e transportadas em temperatura de 4 a 40°C, evitando exposição direta ao calor, luz e umidade.
Essas seringas usadas nunca devem ser descartadas em coleta de orgânicos ou de recicláveis. Elas devem ser entregues armazenadas, dentro de embalagem resistente, em qualquer uma das unidades básicas de saúde do município, para ser dado o destino correto a esse tipo de resíduo.
Diante do acima exposto, conclui-se que: - somente o fechamento da caixa coletora de materiais perfurocortante é responsabilidade da equipe de enfermagem; Page 5 - o recolhimento da caixa coletora após o fechamento, o acondicionamento e o transporte não competem aos profissionais de enfermagem.
estabelecimento para estabelecimentos próximos, como unidades básicas de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos e farmácias, como local de armazenamento intermediário.
As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
As agulhas, para ambas as finalidades, são de uso único, não podendo ser reutilizáveis. E devem ser descartadas como resíduos perfurocortantes. A empresa deverá elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Simplificado, conforme preconizado na RDC ANVISA nº 222/2018.