Habilidades: (EF03HI03) identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
A habilidade EF02HI01 consiste em: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
Formação continuada SEMED: Além dos Algoritmos da Inteligência Artificial
O que trabalhar na habilidade EF02HI06?
Unidade temática: A comunidade e seus registros. Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida. Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
A habilidade EF02HI05 consiste em: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
A habilidade EF02HI09 consiste em: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
A habilidade EF02HI10 consiste em: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
HABILIDADE: (EF02HI07/ES) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. O TEMPO PODE SER MEDIDO DE DIVERSAS MANEIRAS. O DIA É DIVIDIDO EM HORAS, AS HORAS EM MINUTOS, E OS MINUTOS EM SEGUNDOS. O RELÓGIO SERVE PARA MARCAR ESSAS MEDIDAS.
(EF02HI04) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. (EF02HI11A) Identificar impactos no ambiente causados pela ação humana, inclusive pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
O lugar em que vive (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam, respeitando e valorizando a diversidade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
A habilidade EF03HI10 consiste em: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo (EF01HI09*) Identificar, respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas de sua convivência Os diferentes indivíduos: se identificar, para conhecer e respeitar a diferença.
A habilidade EF03HI09 consiste em: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo (EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.