Forno elétrico Prepare um circuito elétrico (fiação e disjuntores) exclusivo para o forno. A tomada deve ser tripolar e estar localizada fora do nicho, em local acessível. Certifique-se de que a tensão da tomada é compatível com a do seu produto.
Em relação à instalação de tomada próxima ao fogão, ela sempre deve ser instalada à esquerda do equipamento, quando você está de frente para ele, em altura média. Lembre-se que instalada atrás ou próxima do fogão, ela está sujeita a pegar o calor das chamas ou do forno, podendo ficar aquecida excessivamente.
As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários.
De forma geral, um forno elétrico de maior capacidade e potência precisa ser acomodado em bancadas de granito, mármore, madeira ou metal que resistam a uma variação de temperatura de até 70 graus centígrados. Evite posicionar o forno em superfícies úmidas ou resfriadas, como a pia.
SUA TOMADA ESTÁ PREPARADA PARA LIGAR UM FORNO ELÉTRICO? – DICAS IMPORTANTES.
Qual é a tomada ideal para forno elétrico?
A tomada para forno elétrico deve ser tripolar, também conhecida como conector de 3 pinos. O material dela é resistente e termoplástico, o que garante maior durabilidade ao produto. É importante ressaltar que é necessário preparar um circuito elétrico exclusivo para o uso do forno, com cabos e disjuntores adequados.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
R: Tem isolamento térmico. O que não impede que haja aquecimento, mas nada exagerado. É preciso tomar cuidado com a parte de traz e com o vidro da frente.
Prepare um circuito elétrico (fiação e disjuntores) exclusivo para o forno. A tomada deve ser tripolar e estar localizada fora do nicho, em local acessível.
Pode colocar forno elétrico em cima do MDF? De acordo com Letícia Nannetti, a melhor opção é embutir, prevendo ventilação, mas é possível também apoiar o forno elétrico na superfície de MDF.
A fiação da rede elétrica, onde será instalado o forno elétrico, deverá ser de fio 12 AWG ou 2,5 mm². O plugue do Forno Elétrico com três pinos possui terminal de aterramento A tomada de instalação do Forno Elétrico deve ser ligada a um “terra” eficiente, atendendo normas ABNT NBR 5410 e NBR 14136.
A Norma ABNT NBR5410 define que, em todos os cômodos: – tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso. – tomadas médias devem ser posicionadas de 1,2m a 1,3m do piso – tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.
Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.
Caso você não saiba onde colocar a tomada do fogão, aqui vai uma dica: ela deve ficar ao lado do equipamento, nunca embaixo. Se o gás for encanado, separe um registro apenas para o cooktop. Lembre-se também de comprar o kit adequado para o tipo de gás da casa, assim como explicamos no tópico anterior.
Tomadas: é importante que fiquem fora do nicho, a uma distância mínima de 30 centímetros do ponto de gás. Pia: Se estiver instalada na mesma bancada, é sugerido manter uma distância mínima de 45 centímetros para evitar respingos.
Uma dica importante sobre qual a altura ideal para forno de embutir é sempre medi-la à partir do centro do forno, e no caso de qual a altura ideal para forno de embutir leve em conta que ele deve ficar entre 90 cm e 97 cm da altura do chão.
A fibra cerâmica isolante térmico possui baixa condutibilidade térmica e baixo armazenamento de calor. Sendo assim, esse material se tornou muito importante e eficaz, podendo trabalhar como isolante térmico e suportando temperaturas até 1400ºC.
A grade inferior é mais quente do que a superior por estar perto da fonte de calor. A distribuição de calor também pode mudar de um canto para o outro. Caso você use um forno à gás, existe mais uma variável.
Tenha cuidado ao abrir a porta do forno enquanto o mesmo está aquecido. Recomendamos que se usem luvas para proteger a pele e certifique-se de que o vestuário é mantido bem longe de qualquer abertura do forno ou superfície quente. Os elementos no interior da câmara do forno causarão um choque elétrico se tocados.
Confira a carga. Quando muitos aparelhos estão conectados em uma tomada, ela pode ficar sobrecarregada, causando um superaquecimento. Procure desconectar todos os aparelhos extras e use algum diferente para ver se a tomada continua esquentando.
“As manchas e o derretimento são sinais de sobrecarga de corrente, o que provoca um aquecimento excessivo no conjunto entre plugue, encaixe e fios elétricos”, explica Lucas Machado, engenheiro eletricista da STECK Indústria Elétrica.