Quem foi amigo de Freud?
Os autores escolhidos por Freud foram um holandês (Multatuli), dois ingleses (Thomas Macauley e Rudyard Kipling), dois franceses (Émile Zola e Anatole France), dois suíços (Gottfried Keller e Conrad Ferdinand Meyer), um austríaco (Theodor Gomperz), um russo (Dmitri Merejkovski) e um americano (Mark Twain).Quem foi o grande amor de Freud?
Martha Bernays, a mulher por quem Freud se apaixonou, foi o grande e único amor de sua vida. Conheceu-a quando ele tinha 25 anos e ela 20 anos. Ficou impactado com a beleza da moça, tornando-se fundamental para ele.Quem foi Fliess amigo de Freud?
Se Fliess era um respeitado otorrinolaringologista em Berlim, além de ser muito atencioso com Freud, nada melhor do que tê-lo como médico. Essa marca atravessa toda a correspondência, mesmo próximo do rompimento deles lemos: "Você me fez tantas perguntas que esta resposta está fadada a ser longa.Porque Jung e Freud se separaram?
O cerne do rompimento era que peso conferir ao etéreo, ao psíquico, ao oculto, ao improvável. Para Freud, todos esses desvios podiam ser reduzidos à libido, ou seja, ao impulso sexual. Para Jung, era preciso levá-los a sério e não minimizá-los sem reflexão. Por volta de 1912, a distância entre os dois aumentou.História de Freud: O Polêmico e Revolucionário Pai da Psicanálise
Quando Freud e Jung brigaram?
Jung tinha conquistado reconhecimento internacional por ter inventado o teste de associação de palavras e sua prática era renomada pela delicada acuidade. Mas quando Jung leu “A interpretação dos sonhos” (1900), de Freud, ficou assustado com a teoria de Freud e decidiu ter uma conversa pessoal com o homem.Qual foi a causa da morte de Jung?
Jung sobreviveu à sua mulher, Emma, e à sua amante Toni Wolff. Faleceu por volta das quatro horas, após uma curta enfermidade precedida por uma embolia e um acidente vascular cerebral.Porque Freud rompeu com Fliess?
Tal afastamento progressivo chegará à ruptura entre ambos em 1904, quando Fliess acusa Freud de haver plagiado justamente o seu conceito de bissexualidade.Quem andava com Freud?
Viajou para a França, onde trabalhou com Jean-Martin Charcot, um respeitável psiquiatra do hospital psiquiátrico Saltpêtrière que estudava a histeria. Charcot curava paralisias histéricas através da hipnose, o que impressionou Freud e contribuiu ainda mais para Charcot se tornar um modelo para o médico vienense.Quem rompeu com Freud?
Crônica de um fim anunciado: o debate entre Freud e Jung sobre a teoria da libido 1. De modo análogo, esse texto percorre o caminho teórico que levou ao rompimento entre Freud e Jung, anunciado desde as primeiras correspondências devido à incompatibilidade conceitual já então evidente.Qual foi a causa da morte de Freud?
O austríaco também era conhecido por ser um fumante compulsivo, chegando a consumir cerca de 20 charutos por dia. Por conta do tabagismo, fez mais de 30 cirurgias para retirar tumores da boca, mas acabou não resistindo a um câncer de laringe e morreu no dia 23 de setembro de 1939, aos 83 anos de idade.Quantas línguas Freud falava?
Freud era poliglota. Ele era fluente em alemão, francês, inglês, italiano, espanhol e tinha conhecimento básico de latim e grego antigo. Ele acreditava que o estudo de línguas era crucial para entender as culturas e as mentes das pessoas.Quem Freud amou?
Durante seu estudo, Freud apresentou Anna a seu colega Josef Breuer. Após um tempo, eles acabaram se apaixonando e foram, de algum modo, objetos de estudo para o “pai da psicanálise”.Quem foi o discípulo de Freud?
Wilhelm Reich: Os controversos tratamentos sexuais de um dos psicanalistas mais radicais da história. Nos anos 1920, o austríaco Wilhelm Reich (1897-1957) era considerado um dos discípulos mais promissores do pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939).Quem é o outro para Freud?
O Outro, “a Coisa” (das Ding) ou “o próximo” constitui a realidade com que o infans tem que lidar. Segundo Freud (1895/1977), é em relação a seus semelhantes que o ser humano aprende a conhecer o mundo.Qual é a frase mais famosa de Freud?
Freud: frases
- “Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.”
- “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.”
- “Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.”
- “Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.”
Quem era contra Freud?
São muitas as analogias com a biografia de Freud. Mas Freud e Arendt produziram suas obras como se tivessem vivido em mundos paralelos, cada qual em um deles onde o outro nunca tivesse existido. Seria uma ofensa a ambos pensadores reduzir as ideias de um às do outro.O que Freud gostava?
Seu filho Ernest conta que isso é um exagero, que "Freud gostava de Mozart e que cantarolava melodias quando estava só" (Mannoni, citado por Ribeiro, s/d.).O que é Síndrome de Freud?
De acordo com a teoria de Freud, a criança que não consegue resolver o complexo de Édipo é aquela que não conseguiu se identificar com o pai, ou seja, que não imita os comportamentos do seu gênero e, por isso, não desenvolve comportamentos que busquem substituir a figura materna.Quem discordava de Freud?
Por isso, Dewey (2002) discorda da visão de Freud sobre a sociedade; para ele, os esforços educativos podem resultar na modificação dos hábitos culturais e na emancipação social.O que é a amizade para Freud?
Na amizade não há desejoseróticos diretos como no amor e, quando acontecem, são contingentes e tangenciais. Enquanto o amor pode não ser correspondido, a amizade exige sempre alguma forma de reciprocidade, já que aponta para uma relação igualitária.Qual o mito de Jung?
O que é o mito para a Tradição PsicológicaFreud Jung trabalham com o paradigma do inconsciente (mesmo com diferenças significativas neste conceito) de onde partiria o substrato para o material mítico. O mito provém do inconsciente, serve para restaurar uma conexão com este e deve ser interpretados simbolicamente.