De acordo com a norma brasileira NBR 5410, a instalação do Dispositivo DR é obrigatória em circuitos que alimentam tomadas de uso geral, em circuitos de iluminação, e em áreas molhadas ou úmidas, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens e outdoors.
A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.
A Norma NBR 5410 a partir de sua 5° versão em 1997 tornou obrigatório o uso do dispositivo diferencial residual conhecido como “DR” em determinados locais e circuitos visando à proteção contra choques elétricos.
Circuitos que atendem pontos de utilização em locais molhados com chuveiros ou banheiras. Circuitos que alimentam tomadas em áreas externas à edificação. Circuitos que alimentam tomadas em áreas internas que possam conectar equipamentos na área externa.
*O condutor de proteção (PE), nunca poderá passar pelo DR. *Após o condutor Neutro passar pelo DR, o mesmo não poderá ser aterrado em qualquer parte da instalação. *Condutor Neutro do DR não poderá passar por outros DR´s.
2 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DR (DISPOSITIVO DR)
Em quais locais o uso de DR é obrigatório?
De acordo com a norma brasileira NBR 5410, a instalação do Dispositivo DR é obrigatória em circuitos que alimentam tomadas de uso geral, em circuitos de iluminação, e em áreas molhadas ou úmidas, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens e outdoors.
De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos: Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
O quadro de energia deverá ser instalado num amplo espaço interno da sua casa, de preferência. Isso evita desgastes do material e nos fios elétricos, além de diminuir muito os riscos de curto circuito. A caixa de distribuição elétrica deverá permanecer à vista e num local de fácil acesso.
O dispositivo DR, módulo DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual até 30 mA, são destinados fundamentalmente á proteção de pessoas, enquanto correntes nominais residuais de 100 mA, 300 mA, 500 mA, 1000 mA ou ainda superiores a estas, são destinadas apenas a proteção patrimonial contra efeitos causados pelas ...
Caso você tenha o disjuntor DR como disjuntor geral, se um condutor estiver apresentando fuga de corrente em uma caixa de passagem metálica, por exemplo, toda a sua instalação terá a energia cortada, o que vai dificultar muito na procura do problema. O ideal é usá-lo como disjuntor de circuitos parciais.
Quais aparelhos precisam de DR? Aparelhos que operam com alta corrente ou em ambientes úmidos, como secadoras, máquinas de lavar e aquecedores, devem ser conectados a circuitos protegidos por DR.
Qual esquema não admite a utilização de DR como medida de proteção?
Dispositivos de proteção a sobrecorrente; • Dispositivos de proteção a corrente dife- rencial-residual (dispositivos DR). Não se admite, na variante TN-C do esquema TN, que a função de seccionamento automático visando proteção contra choques elétricos seja atribuída aos dispositivos DR.
Podemos instalar 1 DR como proteção geral em cada QDC. Ou seja, dependendo da situação a gente pode colocar novamente 1 DR para cada circuito obrigatório. Ou até mesmo agrupar os circuitos no mesmo DR respeitando sua capacidade nominal claro.
O primeiro passo para utilizar o DPS corretamente é instalá-lo de maneira adequada. O DPS deve ser instalado o mais próximo possível do ponto de entrada da energia elétrica no imóvel, de preferência no quadro de distribuição.
O neutro é aterrado desde o poste, em uma falta elétrica, em que ocorre a energização da carcaça. Como o equipamento não está aterrado, não haverá corrente de fuga! A carcaça continuará energizada e o circuito ligado.
O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos.
Como sabemos como o DR funciona, sabemos que se ele desarma, existe uma corrente de fuga pelo circuito. Logo, existe uma fuga de corrente no circuito do chuveiro. O DR para esses casos tem uma tolerância de 30mA de corrente elétrica, logo, só se passar disso ele irá atuar.
Os Interruptores com proteção DR com sensibilidade de 30 mA , que atendem as normas IEC 61008 e 61009 , desta forma atuam em um tempo maximo de 300 mseg .
O quadro de distribuição deve ser instalado em locais de fácil acesso, sem a existência de obstáculo e com uma boa iluminação. Locais molhados ou com muita umidade devem ser evitados, a não ser em casos em que o quadro elétrico possua as proteções apropriadas para essas situações.
Onde o quadro de distribuição pode ser instalado e em qual altura?
Embora a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão não especifique valores, é comum encontrar quadros instalados entre 1,50 e 1,60m do piso acabado, pois esta altura facilita o acesso e as eventuais manutenções.
O painel elétrico não pode ser colocado em áreas “molhadas”, como banheiro ou próximo de tanques e pias. Ele também precisa ter livre acesso, não devendo estar escondido no interior de armários. Recomenda-se ainda a distância de lugares onde haja instalações a gás. Uma faísca qualquer pode resultar num desastre fatal.
Contudo, apesar de ser de uso obrigatório desde 1997 (NBR 5410), sua exigência não é seguida na maioria das residências, principalmente em construções antigas que não foram modernizadas.
O IDR, também conhecido como DR, é um dispositivo presente nas instalações elétricas que tem a função de detectar as correntes de falta. Além disso, protege o sistema de descarga elétr, para evitar acidentes com os usuários.
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.