Após a cirurgia, podem ser colocados drenos de aspiração no abdômen, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal. Esses drenos são inseridos na parte inferior da barriga, próximo ao púbis, permitindo que a cicatriz seja disfarçada entre os pelos pubianos, mas nem sempre são necessários.
Como funciona o dreno na bariátrica? Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, normalmente quando parar de sair secreção. Existem diferentes tipos de drenos, por exemplo de borracha, plástico ou silicone.
Na maioria dos casos, é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e é fixado com pontos ou grampos. Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.
Como usar dreno depois de abdominoplastia ou outra cirurgia plástica?
Qual a profundidade de um dreno?
3.1 DRENO LONGITUDINAL PROFUNDO - DLP
Os drenos profundos são instalados, preferencialmente, em profundidades da ordem de 1,50 a 2,00 m, tendo por finalidade captar e aliviar o lençol freático e, consequentemente, proteger o corpo estradal.
Quanto tempo demora para fechar o buraco do dreno?
Em geral o orifício de passagem do dreno se fecha naturalmente alguns dias após a retirada do dreno! Normal, orifício fecha espontaneamente após alguns dias.
Tirar o dreno dói? Normalmente, tirar o dreno não dói e, por isso, não é preciso anestesia, no entanto em alguns casos, como no dreno torácico, pode-se aplicar anestesia local para diminuir o desconforto. A remoção do dreno pode causar desconforto por alguns segundos, que é o tempo que demora para o remover.
O dreno não deve causar dor, apenas um leve desconforto no local da pele onde esta inserido. É possível tomar banho com o mesmo mas o curativo da ferida não deve ser molhado.
Quando sentada manter o abdome sem dobras. Para isso mantenha a coluna num ângulo de 110 graus em relação ao quadril. É permitido pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar e maquiar o rosto, até no mesmo dia da operação, desde que com movimentos mais lentos e cuidadosos.
A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural).
Quanto tempo leva para colar à pele de uma abdominoplastia?
Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.
Quanto tempo demora para desinchar a barriga depois de uma abdominoplastia?
No pós-operatório abdominoplastia, inchaço (edema) é algo comum. Além disso, a região pode apresentar também certa insensibilidade. A melhora acontece gradativamente e até o 6º mês você consegue acompanhar de forma mais visível essa evolução.
Quanto tempo demora a cicatrização do umbigo Na abdominoplastia?
A órtese de umbigo deve ser utilizada por um tempo mínimo de 2 a 3 meses, podendo se estender até 6 meses. Neste período ocorre o maior risco de estenose umbilical, por isso, usar por um período maior não trará vantagens no seu pós-operatório.
Deve ser anotado o volume de sangue desprezado no período de 24 horas, para que possamos decidir o momento mais adequado de retirá-lo. Geralmente retiramos quando a drenagem é inferior a 50ml em 24 horas ou sete a dez dias após a cirurgia.
Cada dreno é composto por um recipiente. O recipiente pode ser em formato de pera ou sanfonado (veja figura abaixo). A quantidade de líquido que se acumula no recipiente tende a diminuir com o passar dos dias. A coloração do líquido pode mudar de avermelhado para amarelado.