América do Sul é um continente que compreende a porção meridional da América. Também é considerada um subcontinente do continente americano. A sua extensão é de 17 819 100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial.
O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.
No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul.
O Brasil é o maior país da América do Sul; seu território ocupa quase a metade do continente sul-americano (47,3%), com uma superfície de 8.515.767,049 quilômetros quadrados.
TERRÍVEL: ANTES DE MORRER SILVIO SANTOS É TOMADO POR DEUS AO VIVO DEIXANDO RECADO AOS CRISTÃOS!
Em qual continente fica o Brasil o país em que vivemos?
O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador.
O Brasil localiza-se no Hemisfério Sul, no continente americano, mais precisamente no subcontinente América do Sul. Faz fronteira com dez países: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, Guiana Francesa, Suriname e Guiana.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
O maior país do mundo é a Rússia — que é tão grande que se estende por dois continentes, Ásia e Europa. Porém, mesmo tamanha extensão territorial, não é a nação que abriga a maior população: ficam com a disputa pelo título de país mais populoso do mundo a Índia e a China.
Qual o país europeu que faz fronteira com o Brasil?
A fronteira entre Brasil e França é a linha que limita os territórios da República Federativa do Brasil e da República Francesa (através da Guiana Francesa).
Isso significa que o oposto do Brasil não é exatamente no Japão, mas fica próximo. Se tivermos que definir de modo geral qual seria o local oposto ao Brasil, a resposta seria Filipinas. Todos os estados e regiões se aproximam do país ou ficam no seu mar.
O Brasil continua sendo visto no mundo como o país do futebol e do carnaval, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo Instituto Sensus em 22 países de todos os continentes.
→ Ásia. O continente asiático é o mais extenso e mais populoso do mundo. A sua área de 44.614.000 km² corresponde a quase 30% de toda a área continental do planeta, além de reunir 4.679.661.000 de habitantes, número que equivale a 59,4% da população mundial.
O Brasil situa-se na América do Sul, é o quinto maior do mundo em extensão territorial e faz fronteira com quase todos os países sul-americanos. Graças à sua extensão territorial, o Brasil é um país de dimensões continentais.
O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal.
História do Brasil não possui um marco inicial bem definido. Não obstante, tradicionalmente, existe uma datação recorrente sobre a chegada dos portugueses com Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, à região costeira de onde hoje é a Bahia.
Fronteira terrestre se estende por 16,9 mil km, ligando o Brasil a 10 países vizinhos: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Norte corresponde a cerca de dois terços de toda a extensão fronteiriça nacional.
Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Antônio Prado também é famosa pela sua cultura italiana. Fundada em 1886, a região ainda preserva toda a arquitetura da época, com 48 imóveis tombados como patrimônio histórico.
O norte da Itália produz primariamente grãos, arroz, soja e carne, enquanto o sul do país produz primariamente frutas, vegetais, óleo de oliva, vinho e trigo.