25 A ansiedade no coração do homem o deprime, mas uma boa palavra o alegra. 26 O justo é um guia para o seu próximo, mas o caminho dos ímpios os faz errar. 27 O preguiçoso não assará a sua caça, mas o precioso bem do homem é ser diligente. 28 Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua jornada não há morte.
Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
VENÇA A ANSIEDADE COM A BÍBLIA - Douglas Gonçalves
O que diz o Provérbios 17-17?
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” 1 Pedro 5:7. Não existe nada melhor para um crente do que viver naquilo que crer e deixar que este versículo converse com a sua alma. É verdade que muitas circunstâncias nos cercam e nem todas são agradáveis e nos trazem alegria.
Deus não pensa assim e Ele não nos criou para sermos ansiosos, principalmente porque “o coração ansioso deprime o homem” (Pv. 12.25). Se trata de ser simples, e não complicado. Mas, muitas vezes, complicamos porque seguimos nossa emoção e não somos simples como a Palavra diz.
3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 4 O Senhor fez todas as coisas para si, para os seus próprios fins, e até o ímpio para o dia do mal. 5 Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; mão a mão, não será inocente.
O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições. Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.
Outro personagem bíblico de muita relevância e que chegou ao extremo da ansiedade, cogitando, inclusive, dar cabo à própria vida, foi Jonas, o evangelista a contragosto.
Em nome de Jesus liberta-me da ansiedade. Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia.
Por esse motivo, Paulo exorta aos filipenses: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Jesus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (4:6-7).
Ambiente (evento estressante no trabalho, rotina agitada) Personalidade ou modelo de pensamento (como a pessoa encara os desafios do dia a dia) Histórico de trauma (evento de alto impacto emocional como abusos) Doenças físicas (hormonais, cardiopatias, diabetes, dores crônicas, depressão e abuso de drogas)
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).
Numa perspectiva cristã, esse sentimento é uma estratégia diabólica para fazer com que o indivíduo lute por coisas que não estão minimamente relacionadas com suas necessidades básicas. O espírito, em comunhão com Deus, é quem determina a plenitude de vida.
15 Bebe água da tua cisterna, e das águas correntes do teu poço. 16 Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? 17 Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. 18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
12 E se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. 13 Melhor é o menino pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.