No Brasil a reserva medida é da ordem de 316,6 milhões de toneladas, distribuída entre os estados do Paraná (28,3%), Minas Gerais (13,3%), Paraíba (10,4%), Rio Grande do Norte (10,2%), Rio de Janeiro (10,2%), Bahia (8,9%), São Paulo (8,2%), Santa Catarina (6,2%) e 4,3% para outras unidades da federação.
Eles cristalizam do magma tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.
- aspecto ótico - translúcido e transparente (menos frequente); - clivagem - perfeita em duas direções formando ângulos de 90ºC ou próximo deste valor. terrestre, podendo ser encontrados em quase todas as rochas eruptivas e metamórficas, assim como em algumas rochas sedimentares.
A produção de feldspatos provém principalmente de pegmatitos lavrados para diversas substâncias minerais como quartzo, gemas, berilo, lítio, etc., as quais muitas vezes constituem o principal objeto da lavra. Sempre que isso ocorre o feldspato é obtido por catação no rejeito do beneficiamento.
Feldspato (fórmula química (K, Na Ca) (Si, Al)4 O8) (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.
São silicatos de alumínio contendo diferentes proporções de cálcio, potássio, sódio e ocasionalmente silício. Eles ocorrem em rochas graníticas e são os principais minerais dos pegmatitos, associados a diversos outros minerais. Suas reservas são abundantes em todos os países produtores.
Entre eles, os feldspatos alcalinos, microclina e ortoclásio, são as matérias-primas para as indústrias cerâmica e vi- dreira. Também é usado como carga mineral nas indústrias de tintas, plásticos, borrachas e abrasivos leves, e como insumo na indústria de eletrodos para soldas conforme as suas especificações4.
Quartzo é um mineral resistente ao intemperismo e a erosão; já feldspatos e micas (biotita e muscovita) são mais facilmente decompostos por intemperismo em argilominerais (por exemplo, caulinita e montmorilonita).
O nome tem origem no alemão feld (campo) e spath (pedra) e se apresenta com as seguintes características: Cor: Branco róseo. Aspecto óptico: Translúcido e transparente. Brilho: Não-metálico, vítreo.
Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor em álcalis e alumina. As aplicações são: Fabrico de vidro (sobretudo feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro).
A mica dá o aspecto brilhoso e é visível nos tons escuros da rocha. Já o feldspato dá as diversas cores para o granito. Por fim, o quartzo confere os tons mais acinzentados. Todas essas características juntas dão ao granito sua principal característica: as diversas tonalidades unidas em texturas.
O trabalho principal realizado para pesquisa por minérios é o mapeamento geológico, onde o geólogo vai percorrer uma determinada área procurando indícios principalmente de rochas e estruturas geológicas que possam favorecer a ocorrência do minério pesquisado.
As rochas podem ser agrupadas em três grandes grupos, conforme o processo de formação: ígneas, metamórficas ou sedimentares. As rochas sedimentares constituem apenas 5% da crosta terrestre, os restantes 95% são de rochas ígneas ou metamórficas.
O Feldspato é uma pedra que faz com que as coisas progridam e que nos alerta sobre o dever de levar a sério a evolução espiritual. Estimula a capacidade de amar incondicionalmente, Ajuda a nos expressarmos melhor e possibilitando vislumbres intuitivos.
Eles cristalizam do magma tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.
Os feldspatos (microclina, ortóclase e plagióclases), são os principais condicionantes do padrão cromático das rochas silicáticas, conferindo as colorações avermelhada, rosada e creme-acinzentada a estas rochas.
A série incluí feldspatos potássicos e também feldspatos que podem conter também diferentes quantidades de sódio na estrutura. Em cristais ou massas cliváveis. Geminação presente, principalmente de tipo Carlsbad. Mais abundante nas rochas como massas com intercrescimento com o quartzo e desprovidos de forma.
Outros minerais podem ser encontrados em arenitos particularmente maduros. O arenito é depositado em ambiente continental, nos rios e lagos, ou em ambiente marinho, em praias, deltas ou nas sequências turbidíticas do talude continental.
Qual a rocha formada pela desintegração do feldspato?
A rocha que é formada pela desintegração do feldspato é a árgila. Os feldspatos são um grupo de minerais de tectos e aluminosilicatos que correspondem em volume a até 60% da crosta terrestre.