Salém é uma cidade costeira histórica no Condado de Essex, Massachusetts, localizada na região de North Shore. É uma base da história da Nova Inglaterra e é considerado um dos portos mais significativos da história puritana-americana.
Salém ( / s eɪ l ə m / ; hebraico : שָׁלֵם 'Shalem' ; grego : Σαλήμ: "paz") é uma antiga cidade do Oriente Médio mencionada na Bíblia. O nome refere-se à cidade real Melquisedeque sendo identificado como Jerusalém.
Bíblia. As raras referências a ele na Bíblia, informam que Melquisedeque foi um sábio rei de uma terra chamada Salém e também sacerdote do Deus (Gênesis 14:18).
Num país obcecado por julgamentos, Salem, na costa norte de Massachusetts, serve como um símbolo dos exageros que podem ser cometidos em nome da lei. Lá, em 1692, 19 pessoas foram enforcadas, com provas inconsistentes, por bruxaria.
A história: como Salém virou a cidade das bruxas. A história é a seguinte: em 1692, a população de puritanos que ali vivia começou a desenvolver uma superstição absurda, baseada no medo e na credulidade, de que estavam sob ameaça demoníaca que seria exercida por meio de mulheres bruxas (e uns poucos homens).
QUEM FOI MELQUISEDEQUE: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO REI E SACERDOTE DE SALÉM
Onde fica Salem atualmente?
Salém é uma cidade costeira histórica no Condado de Essex, Massachusetts, localizada na região de North Shore. É uma base da história da Nova Inglaterra e é considerado um dos portos mais significativos da história puritana-americana.
Tituba fazia mágicas e simulava a previsão do futuro. O grupo aumentou com mais oito meninas, com idades de 12 a 20 anos. Os puritanos de Salem desaprovaram essa situação. As meninas passaram a demonstrar sintomas estranhos: em transe, produziam barulhos, faziam gestos incompreensíveis, gritavam.
Fundada no século 17, Salem ficou famosa pela maior 'caça às bruxas' da história. A cidade se tornaria famosa pelo episódio que ficou conhecido como julgamento das bruxas de Salem, em 1692.
Há historiadores que defendem que a primeira aparição de bruxa se deu entre os sumérios e babilônicos, na figura de Aradat ou Lilitut, que seria um espírito feminino, frio e estéril, dotado de asas, com pés e mãos em garras, sempre seguido por corujas e leões.
E há uma razão muito óbvia para isto: Melquisedeque era rei e sacerdote literalmente falando; Jesus, porém, jamais poderia ser rei e sacerdote sem antes passar pela cruz, em cuja morte ele cumpriu toda a justiça de Deus, e demonstrou submissão ao Pai, que “o exaltou soberanamente e lhe deu um nome acima de todo nome” ( ...
Sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec” “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida”, Melquisedec “se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre”. Entenda como e por que Jesus Cristo é sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec”.
Este Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando este regressava da vitória sobre os reis, e o abençoou. Abraão entregou a ele o dízimo de tudo. Primeiro, seu nome significa “Rei de Justiça”; e ele é também “Rei de Salém”, isto é, “Rei da Paz”.
Porque Jesus era sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque?
A resposta é que Ele seria sacerdote segundo a “ordem de Melquisedeque”, ou seja, por nomeação divina e não por descendência familiar, assim como Melquisedeque não tinha nenhum parentesco com Abraão, portanto, nem com o povo de Israel (Hb 5.11)18.
Os julgamentos das bruxas de Salém refere-se a uma série de audiências e processos de pessoas acusadas de bruxaria na cidade costeira de Salem, localizada no Condado de Essex, na Massachusetts colonial, entre fevereiro de 1693 e maio de 1694.
O dia 19 de agosto de 1692 foi um dos ápices do famoso julgamento das Bruxas de Salem, o caso mais conhecido de caça às bruxas, que ocorreu naquele ano em uma pequena cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, numa colônia britânica puritana em que a Igreja comandava tudo.
A charmosa Salem, localizada a 25 km de Boston, tem hoje um clima agradável, pacato e descontraído de cidade pequena. No entanto, o lugar ganhou fama quando, em janeiro de 1692, um triste episódio tomou conta da população e muitas mulheres e homens foram condenados à morte acusados de bruxaria.
A primeira referência à cidade de Jerusalém se encontra em Gn 14,18. Aqui ela aparece como Salém, onde Abraão foi recebido pelo rei: “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.”
Fundada no século 17, Salem ficou famosa pela maior 'caça às bruxas' da história. No dia 6/9/1626, colonos puritanos (grupo de protestantes) de origem inglesa colonizaram e fundaram a cidade de Salem, no atual estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Com população de apenas 82 habitantes, este povoado localizado na província de Saragoça, na Espanha, ganhou fama de amaldiçoado e ficou conhecido como “cidades das bruxas”.
“Alguns chegaram a chamar Eva de a primeira bruxa, uma associação que, mais do que qualquer outra, torna inteligível o vínculo de gênero sobre o qual todos se apoiavam” (CLARK, 2006. Pensando com Demônios. A idéia da bruxaria no princípio da Europa Moderna.
No Brasil colonial houve, literalmente, um período de caça às bruxas. Com base nos princípios do Tribunal do Santo Ofício, órgão máximo da Inquisição católica, mulheres acusadas de bruxaria eram julgadas e condenadas pelos padres e dirigentes locais e, muitas vezes, acabavam sendo queimadas vivas.