Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol. O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.
Atualmente, está um pouco mais do que meio iluminado e chegará ao meio iluminado – chamado de dicotomia pelos astrônomos – em 4 de junho de 2023. Quanto mais cedo você procurar por Vênus em maio, mais alto ele estará, mas há algumas ocasiões durante o mês em que o local estará mais pitoresco.
Vênus permanece em cada signo do zodíaco por cerca de 30 dias antes de passar para o próximo. Para encontrar o seu signo de Vênus é necessário fazer o seu mapa de nascimento com um astrólogo, ou inserir os detalhes do seu nascimento em um site que ofereça mapas natais gratuitos.
VÊNUS ESTÁ MAIS BRILHANTE NO CÉU – COMO VER O PLANETA VÊNUS – ASTRONOMIA
Onde se encontra o planeta Vênus?
O planeta Vênus é o segundo do nosso sistema solar a partir do Sol e o mais próximo da Terra, a apenas 61 milhões de quilômetros de distância. Uma de suas principais características é o fato de, como um planeta rochoso, sua superfície ser composta por vales e altas montanhas, cheias de vulcões.
Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.
Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.
Orion, Orião, Órion ou Oríon é uma das oitenta e oito constelações modernas. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Orionis. Está localizada no equador celeste e, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra.
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste.
Toda a luminosidade com que ele aparece para nós se deve ao fato de ficar mais próximo do Sol do que a Terra e, ao mesmo tempo, ser, entre todos o planetas, o mais próximo da Terra.
Atmosfera ácida e temperaturas altíssimas de Vênus podem ser o futuro da Terra, dizem astrônomos. Acredita-se que Vênus já teve oceanos, mas se tornou o planeta mais quente do Sistema Solar por causa de um aquecimento global descontrolado.
Nas primeiras horas desse dia, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – se alinharão no céu. Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu, embora Mercúrio esteja mais próximo do horizonte e seja mais difícil de observar.
T Coronae Borealis: Uma Nova Pronta para Explodir Qualquer Noite em 2024. A qualquer momento, uma estrela que estava escondida por décadas iluminará o céu noturno! Uma erupção de nova está prestes a ocorrer na constelação de Corona Borealis.
Agora, se você não perceber nenhuma cintilação, é um planeta lindinho passando aí no céu! Vistos da Terra, os planetas apresentam cores diferentes, sendo o mais brilhante deles Vênus (o terceiro objeto mais brilhante no céu, só perdendo para o Sol e a Lua), com uma cor branca-amarelada linda.
O radiante da chuva de meteoros – onde os meteoros individuais parecem se originar – estará próximo ao horizonte sudeste dentro da constelação homônima da chuva, Aquário. Devido a essa localização, o espetáculo do céu favorece ligeiramente os observadores que estiverem no Hemisfério Sul do planeta.
O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.
Por este motivo, nota-se em todas as fotos que Vênus tem uma cor amarelada quando vista do espaço. Isso ocorre porque as nuvens de ácido sulfúrico absorvem a cor azul.
A primeira delas nos mostra que a Terra e Vênus tem tamanho muito parecidos. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande. Marte, por sua vez, é bem menor.