Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos. O cadáver de Aquiles, segundo a versão mais comum, foi enterrado no Helesponto junto ao de Pátroclo.
O tendão de Aquiles é o maior e mais forte tendão do corpo humano. Sua estrutura é como um cordão fibroso de tecido conjuntivo, que faz a conexão entre os músculos da panturrilha e o osso do calcanhar, localizando-se na parte de trás do tornozelo.
No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte.
Se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (batata da perna) ao osso do calcanhar. É comprovadamente pela biomecânica a estrutura que mais suporta força no corpo humano, recebendo grande quantidade de carga e sendo muito exigido na locomoção, atividades físicas e esportivas.
Onde está enterrado o REI DAVI? Esse é o TÚMULO VERDADEIRO?
O que acontece se cortar o tendão de Aquiles?
Quando o tendão calcâneo se rompe, as pessoas sentem como se tivessem levado um chute atrás do tornozelo e, às vezes, ouvem um estalo. A panturrilha fica muito dolorida e caminhar é difícil, principalmente se a ruptura for completa. A panturrilha pode ficar inchada e com hematomas.
A ruptura do tendão de Aquiles normalmente ocorre após um trauma com a dorsiflexão forçada do tornozelo ou após uma grande tração da musculatura da panturrilha. Durante a ruptura do tendão o paciente experimenta uma dor súbita e intensa na região posterior do tornozelo.
Aquiles amava a Briseis e ao vê-la ser retirada, é humilhado e entristecido. Segundo escreve o narrador, “Aquiles põe-se à parte, afasta-se, chorando, /Sentado junto ao mar salino-cinza, e olhava, /Ao longe, as águas cor de vinho.” (HOMERO, 349-351).
A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano Heitor. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.
Um jovem guerreiro que se tornou um semi-deus quando foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Aquiles venceu muitas batalhas até encontrar a morte ao ter a única parte humana de verdade do seu corpo – o calcanhar – trespassado por uma flecha.
É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.
Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira. Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros.
A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.
A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos. A decisão de Aquiles de passar seus dias em sua tenda com Pátroclo é vista por Ulisses e muitos outros gregos como o principal motivo de ansiedade em relação a Tróia.
Como mencionado na história, o calcanhar de Aquiles era o único ponto fraco em seu corpo, pois sua mãe o segurou quando o mergulhou no rio Estige para torná-lo invulnerável. Quando uma flecha atingiu seu calcanhar durante a Guerra de Troia, a área vulnerável causou uma ferida fatal, levando à sua morte.
Aquiles se irrita profundamente com Agamemnon, furioso com a ideia de que ele se deitou com ela. Quando a disputa se resolve, e Aquiles retorna à luta, Agamemnon jura a Aquiles que ele e Briseis jamais dividiram uma cama. Nos romances medievais, Briseis se torna Briseida, e é a filha de Calcas.
A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.
Porém, quando soube que o seu amigo Pátroclo, príncipe grego que se achava no cerco de Troia, havia sido morto por Heitor, quis vingar a morte do amigo, pegou de novo em armas e matou Heitor, que arrastou depois, preso pelos pés a uma carroça, em três voltas aos muros de Troia.
Ele não deu crédito a esta terrível previsão, que, irremediavelmente, veio a acontecer: Egisto, amigo e companheiro de Clitemnestra, mulher de Agamémnon, matou Agamémnon, às ordens da esposa infiel, quando do seu regresso da guerra de Troia.
Um calcanhar de aquiles é um substantivo composto que significa fraqueza a despeito de uma força geral, que pode levar a derrota ou queda. Enquanto a origem mitológica se refere a vulnerabilidade física, referências idiomáticas a outros atributos ou qualidades que podem levar a queda são comuns.
O que é? O tendão de Aquiles é o nome mais popular do tendão calcâneo, por fazer referência à famosa história da mitologia grega, em que um guerreiro de corpo invencível (Aquiles) tinha o calcanhar vulnerável. Foi vencido devido a lesão deste tendão que o limitou durante a batalha.