Isaías 66:23-24 Nova Versão Internacional - Português (NVI) De uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim — diz o SENHOR.
Deus renovou com os israelitas um mandamento concernente a esse dia, dizendo: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). A santificação do Dia do Senhor também era um sinal de que os israelitas eram o Seu povo do convênio (ver Êxodo 31:12–13, 16; Isaías 56:1–8; Jeremias 17:19–27).
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).
Porque a Igreja Católica guarda o domingo e não o sábado?
O dia do Senhor
O domingo não é simplesmente uma continuação do sábado, mas uma realização plena da verdade espiritual do sábado judaico, prefigurando o descanso eterno do homem em Deus. A celebração dominical do Dia do Senhor é fundamental para a vida da Igreja, sendo o “primordial dia festivo de preceito”.
Qual o papa que mudou a lei do sábado para o domingo?
Foi por meio de uma canetada pontifícia que um novo calendário foi instituído, em fevereiro de 1582. Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo.
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico.
Quem mudou o dia de descanso do sábado para o domingo?
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Defendendo os discípulos que violaram o repouso sabático, Jesus diz que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Discípulos de Jesus e Davi e seus companheiros fizeram o que não era permitido porque tinham fome.
Que evidência encontramos de que o Sábado foi escolhido como dia de adoração pública. A Bíblia diz em Levítico 23:3: “Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”
O apóstolo guardou o Sábado por toda a sua vida (Atos 25:8). Nunca foi contra a lei de Deus, mas sim oponente a um sistema religioso que considerava a lei um meio de salvação (1 Timóteo 1:8) Vemos isto também em Gálatas e Romanos.
Assim, a diferença entre o Sábado e o domingo é esta: Deus abençoou e santificou o dia de Sábado enquanto que o domingo, não. Ele disse que o Sétimo Dia era o “Seu dia” e não o primeiro. Isto é algo no qual devemos refletir com oração. Deus estabeleceu o Sábado como um memorial de Seu poder Criador.
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.
Quem foi que mudou a guarda do sábado para domingo?
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
Assim, o Domingo, para os cristão, torna-se o Dia do Senhor, o oitavo dia e também o primeiro dia da nova criação, que não mais está sujeita à lei e ao pecado, mas que foi, enfim, libertada do poder da morte e do pecado pela ressurreição de Jesus.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?
Em Jo 1:3 a Bíblia nos diz que “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. Essa informação é muito importante para entendermos Gn 2:3 que nos diz: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”.
«O domingo [...] deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito» ( 110 ). «No domingo e outros dias santos de preceito, os fiéis têm obrigação de participar na Missa» ( 111 ).
Das principais mudanças na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a troca do dia da prova do sábado para outro domingo tem sido comemorada por um grupo de candidatos em particular. Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.
Precisamos sim guardar o sábado pq é um mandamento de Deus! Se o Sábado não fosse pr ser guardado, não estaria nos 10 mandamentos. O sábado santo surgiu desde a Criação do mundo,então deve ser guardado sim.
Para os Adventistas do Sétimo Dia, a observância do sábado é uma prova de fidelidade e lealdade do fiel para com o seu Deus. É uma questão de obediência ao tempo sagrado reservado pela lei eterna e imutável de Deus. É um dogma irrenunciável e um laço com Deus desde o seu início até o seu fim.