Deus livra o aflito por meio da sua aflição e pelo sofrimento lhe abre os ouvidos.” “Assim também a você Deus procura tirar da angústia e levar para um lugar espaçoso, em que não há aperto, e para o conforto de uma mesa cheia de comida saborosa.
A Palavra de Deus diante do sofrimento humano se dá através do Filho. Sabemos que Deus é Silêncio, portanto nunca abandona. Pois o silêncio não significa ausência, mas uma presença ativa.
Deus permite a dor e o sofrimento em nosso mundo para alertar-nos sobre o problema do pecado; guiar-nos a uma resposta em fé e esperança, moldar-nos para que sejamos uns aos outros.
O TEXTO MAIS SINISTRO DA BÍBLIA #RodrigoSilva #Bíblia
O que Paulo fala sobre o sofrimento?
Os sofrimentos de Paulo
O apóstolo São Paulo começa a Carta aos Colossenses com uma declaração que, ao olhar humano, pode ser insana: “Alegro-me nos sofrimentos que tenho suportado por vós e completo, na minha carne, o que falta às tribulações de Cristo em favor do seu corpo que é a Igreja” (Cl 1,24).
Mateus 16:23 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Jesus virou-se e disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
Deus usa o sofrimento para refinar-nos. O Cristão, quando deparar-se frente ao sofrimento pelas mais variadas razões, deve lembrar-se que não é um desventurado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais passa são maneiras, talvez até incompreensíveis à razão humana, de Deus fazer bem à sua vida.
7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo. 8 Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais. 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
O sofrimento é uma parte inevitável da vida humana, e é algo que todos nós experimentamos em algum momento da nossa vida. Muitas vezes, o sofrimento pode parecer sem sentido e insuportável, mas é importante lembrar que ele também pode ser uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento espiritual.
Então, temos duas escolhas diante da dor: lamentar ou acolher e nos perguntar o que vou fazer com essa situação, o que ela tem para me ensinar. E para essas perguntas, a oração é o primeiro passo, porque a conversa com Deus esvazia nosso coração e nos conforta.
pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos produzem para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
Provérbios 14.13: “Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza.” Porém é possível aprender a estar bem e feliz em toda e qualquer situação.
20 Mas a nossa cidadania está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 O qual transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Como se comporta Deus diante do sofrimento humano?
Deus nunca é indiferente ao sofrimento humano, seja qual for o seu modo, mas Ele sofre junto. Sim, Deus sofre porque ama-nos. Basta olhar como Deus agiu na Sagrada Escritura. Ele toma partido conosco.
Por causa do Seu imenso respeito por livre arbítrio, Deus teve de recuar e deixar Adão e Eva colher as conseqüências de suas ações. Todo o sofrimento, toda a dor, e cada lágrima que foi derramado sobre a terra ou é um resultado direto ou indireto do pecado.
23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; porém qualquer que, por causa de mim, perder a sua vida, a salvará.
1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. 3 E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
Eu venci o mundo!” (João 16,33). Uma verdade que não podemos negar é que, no mundo, nós temos tribulações. É Jesus quem está dizendo que nós as teremos, e Ele sabe tudo aquilo que causa tribulação neste mundo em que estamos. É um mundo de muita instabilidade!
A Bíblia ensina que o sofrimento pode resultar de várias causas, incluindo o pecado pessoal, o pecado de outros, as circunstâncias da vida e até mesmo a perseguição por causa da fé (1 Pedro 4:12-16).
Sofrer pelo Evangelho é um tipo de sofrimento por amor a Jesus, assim como são os sofrimentos por praticar o bem, sofrimentos por causa da justiça e os sofrimentos como servos de Deus. É preciso que você sofra por amor ao Corpo de Cristo, a Igreja.
O catolicismo não fala do sofrimento porque seus religiosos gostem de sofrer ou gostem de fazer os outros sofrerem. Falam do sofrimento porque o amor ao ser humano, tal como é a sua vida, nos obriga a olhar para o sofrimento e buscar o seu sentido.