"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E.
O Novo Testamento não inclui descrições da aparência física de Jesus antes de sua morte, e as narrativas do Evangelho são, geralmente, indiferentes as aparências ou características das pessoas relatadas nele.
O Deus que disse: «Das trevas brilhe a luz», foi quem brilhou nos nossos corações, para irradiar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo.
No resultado final, Cristo aparece com um rosto largo, olhos castanhos, uma espessa barba e a pele bronzeada. Estas características seriam provavelmente típicas dos judeus da região da Galileia, ao norte de Israel no Oriente Médio.
Onde está escrito que a barba de Jesus foi arrancada?
Isaías 50:6 TB
Dei as minhas costas aos que me feriam e as minhas faces, aos que me arrancavam os cabelos da barba; o meu rosto, não o escondi de opróbrios e de escarros.
Muitos homens crentes não têm barba (por escolha). Além disso, vale a pena mencionar que alguns homens não podem manter a barba devido a suas ocupações (como trabalhar com alimentos, produtos químicos etc.). A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus.
Sim. Se existe um real fundamento em saúde e segurança do trabalho, ou seja, se o correto uso do EPI comprovadamente depende da ausência de pelos faciais, vc deve raspar a barba, sob pena de ser dispensado por justa causa.
Se perguntássemos a uma criança qual era o aspecto de Jesus, ela não teria a menor hesitação: Jesus era alto e magro, de pele clara, rosto sorridente, longos cabelos castanhos que lhe escorriam pelos lados do rosto e olhos azuis.
“Nada havia [em Jesus] para chamar a atenção do povo. Na aparência, era igual aos outros homens; e assim foi expresso aqui pelo profeta que Ele não tinha [boa aparência] nem formosura, isto é, não [era] tão distinto, tão diferente [das outras pessoas] que o povo pudesse reconhecê-Lo como Filho de Deus.
"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E. Taylor, autora do recém-lançado livro What Did Jesus Look Like?
Por meio da análise de crânios semitas, equipe da Universidade de Manchester recriou a face de Jesus Cristo, dando traços físicos diferentes ao divulgado: olhos escuros, cabelos cacheados, barba espessa e pele bronzeada.
O que é revelado é que o Filho tem a mesma aparência que Deus Pai, cujo traje é branco como neve e cujo cabelo é como lã pura. Essa transferência global dos atributos de Deus a Jesus é característica do Apocalipse, atestando a divindade de Jesus.
Eu sou o Senhor vosso Deus. 26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba.
Entre os judeus, e de modo geralno oriente, sempre foi atribuída grande importância à barba, como sinal de excelsa civilidade – e para o homem não havia maior ofensa do que tratá-la alguém com indignidade. Tocar-lhe alguém com a mão, mostrando desprezo, era grande insulto (1 Cr 19.4 – 2 Sm 10.4,5 – 20.9).
Tradicionalmente, os judeus ao longo dos tempos usam barbas, a fim de não chegar nem perto de destruir as partes proibidas de suas barbas. Isso também acontece na Europa Oriental, onde a grande maioria dos judeus deixavam crescer completamente a barba até meados do século XIX.
Nos tempos bíblicos, um homem de respeito deveria ostentar uma longa barba. Esse pelo menos era o costume da região de Canaã. e os Hebreus, como bons semitas, também adotaram este procedimento. Sendo assim, não havia nada mais.
Veja que Esdras, o homem de Deus e profeta do Senhor, também usava barba e a única razão que o levou a arrancar os cabelos da cabeça e da barba no texto acima, foi uma angústia profunda por causa da notícia que recebeu.
Como é a aparência de Jesus de acordo com a Bíblia?
Jesus é descrito na Bíblia como alto e bonito e como “bonito como uma criança”, mas os registros são contraditórios porque Jesus também é descrito como alguém sem beleza ou majestade.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.