Onde diz na Bíblia que Deus educa através do sofrimento?
Hebreus 12:6-7 NTLH
Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho.” Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos.
O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer crescer na fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. Deus usa o sofrimento para refinar-nos.
Deus livra o aflito por meio da sua aflição e pelo sofrimento lhe abre os ouvidos.” “Assim também a você Deus procura tirar da angústia e levar para um lugar espaçoso, em que não há aperto, e para o conforto de uma mesa cheia de comida saborosa.
A Palavra de Deus diante do sofrimento humano se dá através do Filho. Sabemos que Deus é Silêncio, portanto nunca abandona. Pois o silêncio não significa ausência, mas uma presença ativa.
O GRANDE COMBATE DO BEM E DO MAL - RODRIGO SILVA E LUIZ SAYÃO
Onde está Deus na hora do sofrimento das calamidades da natureza?
Então, há uma maneira de colaborarmos com o Criador: salvaguardando, protegendo a nossa criação. Mas tenho certeza que o mistério, a pergunta, permanece: “Onde está Deus nos sofrimentos naturais?” A única resposta é a cruz. Deus não está fora do sofrimento.
O apóstolo São Paulo começa a Carta aos Colossenses com uma declaração que, ao olhar humano, pode ser insana: “Alegro-me nos sofrimentos que tenho suportado por vós e completo, na minha carne, o que falta às tribulações de Cristo em favor do seu corpo que é a Igreja” (Cl 1,24).
7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo. 8 Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais. 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
1 Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque ele era justo aos seus próprios olhos. 2 E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus.
O sofrimento é uma parte inevitável da vida humana, e é algo que todos nós experimentamos em algum momento da nossa vida. Muitas vezes, o sofrimento pode parecer sem sentido e insuportável, mas é importante lembrar que ele também pode ser uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento espiritual.
Se Deus é poderoso, por que Ele permite tanto sofrimento no mundo? Ao não encontrar respostas, reclamam da injustiça de Deus. Outras pessoas dirão apressadamente que o pecado é a causa para tanta dor e sofrimento.
Podemos encontrar na Bíblia diversos exemplos de que Deus usou a dor como uma ferramenta, para que através dela conseguisse mudar e moldar a vida de algumas pessoas. – Adão e Eva: Tiveram que passar pela dor da expulsão do paraíso, e a consequência, o resultado que eles colheram, causasse uma mudança dentro deles.
Onde está escrito na Bíblia que Deus castiga através do sofrimento?
Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho.” Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos.
pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos produzem para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
6- Os tempos difíceis não duram para sempre – 'Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. ' (Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence.
7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como a vaso mais fraco; como aqueles que juntamente com elas sois herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (Êxodo 33:14) Uma jornada pode ter muito mais que um destino. Não basta saber onde se quer chegar.
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. 3 Quem é aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia, coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e eu não as entendia.
Jó não pediria para morrer se não soubesse que a morte trata-se apenas de um descanso. A morte de seus filhos não foi o fim, mas foi um repouso até o começo da eternidade. Nem todos os servos de Deus experimentam o alívio que Jó experimentou antes de sua morte (O que veremos no capítulo 42).
44 Vós tendes por pai o diabo, e quereis realizar os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele; quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Deus permite a dor e o sofrimento em nosso mundo para alertar-nos sobre o problema do pecado; guiar-nos a uma resposta em fé e esperança, moldar-nos para que sejamos uns aos outros.
Como se comporta Deus diante do sofrimento humano?
Deus nunca é indiferente ao sofrimento humano, seja qual for o seu modo, mas Ele sofre junto. Sim, Deus sofre porque ama-nos. Basta olhar como Deus agiu na Sagrada Escritura. Ele toma partido conosco.