Onde está escrito que os cachorrinhos comem das migalhas?
' Jesus lhe disse: 'Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos'. A mulher insistiu: 'É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! '” (Mateus 15, 25-27).
O que Jesus quis dizer sobre os cachorrinhos que comem das migalhas?
Mesmo os apóstolos pedindo para atender - vinham clamando atrás Dele, Jesus não cedeu e ainda usou de uma metáfora, dizendo que não era lícito tirar o pão da boca dos filhos para dá-lo aos cães. A surpresa maior foi a resposta daquela mulher: da migalha que cai da mesa, os cachorrinhos se alimentam.
Qual o significado da palavra "das migalhas sobre a mesa"?
Na Bíblia, a menção de “migalhas” ocorre em contextos que frequentemente simbolizam algo pequeno ou mínimo, particularmente em referência a comida ou bênçãos.
Ele respondeu: ― Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá‑lo aos cachorrinhos. Ela, porém, disse: ― Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Porque Jesus usou a expressão “cachorrinhos” ao falar com a mulher Cananéia?
O que significa pegar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos?
A resposta de Jesus parece dolorosa, mas, na verdade, é um provérbio. Os judeus consideravam que aqueles que não faziam parte do povo eleito eram como cães. O Senhor foi até carinhoso ao dizer: “Não fica bem eu tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos”. Que mulher de fé extraordinária!
era chamado de cão. Jesus não estava chamando aquela mulher de cachorro. Ele estava dizendo, você não é Israelita, ela era grega, então por isso você é 1 cão. Foi nesse sentido, Jesus não quis humilhá la.
É possível que essa denominação tenha sido utilizada como forma de desumanizar os cananeus, enfraquecendo sua identidade e justificando a dominação ou ações hostis contra eles. No entanto, a designação "cachorrinhos" atribuída aos cananeus não é uma descrição precisa ou fundamentada, mas sim uma expressão pejorativa.
O que Jesus quis dizer quando falou para não dar "aos cães o que é santo"? Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem” (Mateus 7:6).
O que Jesus quis dizer "não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros"?
Ele disse a ela: “Deixe primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não é certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.”. Isso sugere a imagem de uma refeição em família em que as crianças são alimentadas primeiro e, em seguida, as sobras são dadas aos cães, que muitas vezes ficam debaixo da mesa.
O que significa a passagem dos cachorrinhos na Bíblia?
No Novo Testamento, em Mateus, uma mulher pede a Jesus que cure sua filha endemoniada e Jesus diz: “não se tira dos filhos o pão para dar aos cachorrinhos”. Como entender esta passagem? Em Seu ministério Jesus não se limitou a trabalhar pela salvação dos judeus apenas.
Porque a mulher cananeia chamou Jesus filho de Davi?
Ela chama Jesus de “Filho de Davi”, porque, embora não sendo judia, com certeza tinha ouvido os judeus se dirigirem a Jesus com este título. E a afirmação de que a filha sofria dominada por um demônio era muito comum entre os pagãos, uma vez que acreditavam que os espíritos maus tomavam conta das pessoas.
Ao mostrá-lo aceitando a palavra da mulher, o evangelho nos ensina que é preciso superar qualquer barreira ou conflito quando se trata da defesa da vida ameaçada. O encontro entre Jesus e a mulher siro-fenícia retrata o encontro entre judeus e estrangeiros, entre puros e impuros, também chamados de endemoninhados.
11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 12 Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Quem foi que disse a Jesus que os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas das crianças?
27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
Mateus 15:27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Senhor, é verdade”, disse a mulher. “No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.”
▶️ Chamar o pet de meu filho, não se caracteriza um pecado mortal. Porém, vem a ser um pecado, valorizar mais o animal, que o próprio ser humano ou, “indigno gastar com eles somas que deveriam, prioritariamente, aliviar a miséria dos homens”. Aqui cabe a prudência no cuidar e no amar.
Jesus sempre foi solícito com os inúmeros enfermos que o buscavam. Assim, causa surpresa, a sua recusa inicial ao pedido da mulher cananeia (siro-fenícia), que rogava ajuda para sua filha obsidiada (Mateus, 15:21-28).
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Essa história nos ensina que, mesmo diante de obstáculos aparentemente intransponíveis, devemos perseverar na fé e confiar na bondade e no poder de Deus.
Eram idólatras, desprezados e odiados pelos judeus. A essa classe pertencia a mulher que foi ao encontro de Jesus. Era pagã, sendo portanto excluída das vantagens especiais dos judeus. Residiam entre os fenícios muitos judeus, e a notícia da obra de Cristo penetrara nessa região.
No judaísmo, não há proibição explícita da manutenção de cães como animais de estimação, e embora as opiniões dos cães variem entre os judeus, eles são retratados negativamente tanto na Bíblia hebraica quanto no Talmude, onde eles estão principalmente associados à violência e impureza.