Mas a morte não é o fim. A Bíblia diz em Isaías 26:19: “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.”
O espírito dos justos vai para o paraíso, que é um “estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12). O espírito das pessoas que ainda não receberam o evangelho de Jesus Cristo encontra-se na prisão espiritual (ver 1 Pedro 3:18–20).
O que acontece depois da morte de acordo com a Bíblia?
Ao falecer, o homem volta ao pó da terra e o fôlego da vida retorna para Deus, de onde saiu, ou seja, o seu criador. Podemos ler sobre isso em Ezequiel 18:4, que diz: “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”.
A Bíblia ensina que os mortos não voltam a terra. Em Lucas 16.24-31, a historia do rico e Lázaro, embora seja uma parábola, Cristo deixa claro que a separação entre os que estão no céu ou no inferno, e os vivos, é definitiva e intransponível.
Os cristãos acreditam que após a morte, a alma é encaminhada para o céu ou para o inferno, conforme foi a sua vida na Terra, ou seja, se a pessoa viveu uma vida digna e reta, sua alma irá para o céu, se viveu uma vida de erros e pecados, sua alma irá para o inferno.
O QUE A BÍBLIA DIZ: Vida após a morte | O QUE BÍBLIA DIZ
O que acontece quando uma pessoa morre segundo a Bíblia?
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua vivo. Nosso espírito vai para o mundo espiritual.
Romanos 5:12 - "Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram..." Romanos 6:23 - "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
Onde está escrito na Bíblia que depois da morte segue-se o juízo?
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
O Salvador explicou para Marta uma dessas condições: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25–26) Ter fé Nele é o primeiro princípio do evangelho.
Eclesiastes 9:4-18 Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.
A vida após a morte é relatada de diversas formas, por diferentes culturas, religiões e linhas de pensamento. Mas, para além de crenças, fenômenos ligados à permanência do "eu" mesmo após o fim da atividade cerebral são investigados a fundo pela ciência há, pelo menos, 150 anos.
Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte?
Para os espíritas, a morte não representa o fim, afinal, nosso espírito permanece vivo mesmo depois da morte do corpo físico, quando passamos a viver em um novo plano astral ou reencarnaremos em um novo corpo.
O profeta Elias e a sua reencarnação em João Batista a propósito de MT 17,10-13. "Quando a morte chega, morre a totalidade da pessoa, seu corpo e sua alma. No entanto, nesse momento, Deus, doador da vida e vencedor da morte, ressuscita ambos em um corpo glorioso e na individualidade de cada ser, sua alma.
Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.
O que acontece quando morremos? Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua. Nosso espírito vai para o mundo espiritual, que está dividido entre o paraíso e a prisão espiritual.
1 Melhor é a boa fama do que o melhor unguento; e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém. 2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
Enquanto estivermos vivos, ela ocupará o nosso corpo. Mas, depois da morte, ela será destinada ao Céu ou ao inferno, dependendo da escolha que fizermos em vida com relação a este tema. É por isso que não existe “alma penada”, que fica vagando por aí. “Depois da morte, a sua alma terá dois destinos: o Céu ou o inferno.
Segundo a Bíblia, a morte é destinada à salvação. Isso ocorre porque o livro sagrado indica o caminho para o céu. Isto é, se você guardar os mandamentos de Deus enquanto estiver vivo, depois de morrer, você terá a vida eterna no céu com Ele e os anjos. Caso contrário, seu espírito não terá paz e irá para o inferno.
Para os evangélicos, há a certeza de que o futuro da alma é decidido em vida e que o enlutado nada pode fazer para mudar a condição daquele que partiu. Não existem fórmulas de negociação com o sagrado. Após a morte, o morto está salvo ou condenado irremediavelmente.
Nestes versículos o Apóstolo Paulo declara que a Ressurreição de Cristo significa que todos ressuscitarão. 20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.