Os tatuzões da Linha Uni O início da jornada da máquina ocorreu na Estação Freguesia do Ó, em novembro de 2022. Atualmente, o equipamento está ao norte do Poço de Ventilação e Saída de Emergência Felipe Mendes, uma estrutura entre as estações Itaberaba – Hospital Vila Penteado e Maristela.
O local fica na Rua Plácido de Castro, 518, na Vila Invernada. Desde que iniciou os trabalhos no canteiro do Complexo Rapadura, a máquina avançou 2,3 km, removendo 192 mil metros cúbicos de terra e instalando 1.199 anéis de concreto ao longo de 1,8 km de túnel.
No final de agosto de 2023, o tatuzão norte da Linha 6-Laranja de metrô chegava na futura estação João Paulo I, e seis meses depois a tuneladora chegou na futura estação Itaberaba-Vila Penteado. De acordo com publicação da Linha Uni nas redes sociais, a futura estação já está com 44,88% das obras concluídas.
O maior Tatuzão da América Latina chegou nesta quinta-feira (27) à futura estação Anália Franco, concluindo mais um ciclo de construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.
Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo. A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis.
Foi o fundador Martin Herrenknecht quem sugeriu quando veio ao país, em 2011. Além das escavadoras de passagens para metrôs e canais, serão feitas máquinas de serviço na fábrica que está planejada para o Brasil. Elas abrem túneis de até 4,2 metros de diâmetro para levar água, esgoto e cabos de telefone e internet.
A empresa é responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja do metrô, que terá 15,3 km. A entrega está prevista para 2025. As obras foram interrompidas para análise e, até o momento, o 'tatuzão' também está parado.
Com operação 24 horas por dia, o tatuzão consegue movimentar 154 m³ de terra por hora. Segundo o governo do estado, a tuneladora aumenta gradualmente a velocidade de escavação, variando de acordo com a rigidez do maciço em cada trecho. A expectativa é de que esse avanço seja, em média, de 10 a 15 metros por dia.
O valor dos tatuzões também oscila de acordo com suas características. Dependendo do tipo do terreno, o motor precisa ser mais potente ou ter tamanho diferente. Uma tuneladora não sai por menos de R$ 100 milhões. A obra da Linha-6-Laranja foi orçada em R$ 15 bilhões.
Produzido na Alemanha, o Tatuzão é um cilindro de 120 metros de comprimento e 11,5 metros de diâmetro – altura equivalente à de um prédio de quatro andares –, e peso igual ao de 400 elefantes.
Informação consta em relatório da concessionária responsável pela obra; governo e empresa afirmam que ramal deve estar pronto em 2027, com operação parcial em 2026.
A previsão de conclusão dos trabalhos será em duas etapas: 2026 até a Vila Formosa e 2027 até a Penha. O investimento total estimado é de R$ 13,3 bilhões.
Devido à Interferência na via na estação SANTOS-IMIGRANTES, circulação com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Estamos trabalhando para a normalização.
A CONDAT concebe, fabrica e comercializa seus próprios produtos para tatuzões e está comprometida em propor lubrificantes de qualidade constante de alta qualidade no mundo inteiro.
O equipamento fabricado pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG), partiu de Taicang, na China, há pouco mais de um mês em direção ao Brasil.
1 as paredes de contenção são executadas a partir da superfície; 2 em seguida, é feita a laje de teto, que libera o tráfego de superfície; 3 depois, é feito o escoramento interno das paredes laterais; 4 conclui-se com as etapas sucessivas de escavação e execução de lajes intermediárias até atingir-se a cota desejada.
Conhecidas como “tatuzões”, duas tuneladoras operam atualmente nas obras de metrô da Linha 6-Laranja, que vai ligar o centro da capital à Brasilândia, na zona norte. Desde o final de 2021, as máquinas escavam, em sentidos opostos, os caminhos subterrâneos por onde passarão os trens.
Pesando cerca de 2 mil toneladas e com 108 metros de extensão, o Tatuzão Norte já escavou mais de 1 km de rocha, a 44 metros de profundidade rumo à estação Brasilândia, uma das pontas da Linha 6, que está sendo construída pela concessionária Linha Uni.
Considerado o maior Tunnel Boring Machine (TBM) do mundo, o Big Bertha é montado a partir de 41 peças, sendo que a maior pesa 900 toneladas. De acordo com o Departamento de Estado dos Transportes de o Washington, o novo túnel irá substituir o SR 99 Alaskan Way Viaduct, viaduto que foi construído há 60 anos.
Pela primeira vez na história, São Paulo possui três tatuzões em operação, máquinas que levam o nome do mamífero pois são cilíndricas e capazes de cavar túneis embaixo da terra e em alta velocidade. Duas das tuneladoras realizam trabalho pela Linha Uni e preparam o caminho para a futura Linha 6-Laranja.
O sistema é muito utilizado em razão do menor impacto na superfície durante a escavação. Com a instalação dos anéis, a infraestrutura da obra é entregue pronta e impermeável. Outra vantagem é a velocidade do trabalho: a máquina que opera a linha 6 perfura de 12 a 15 metros de túnel por dia, segundo a fabricante.
A megaoperação para o transporte do Tatuzão da Linha 2-Verde continua! No último fim de semana, foi realizado o transporte das maiores peças que compõe a tuneladora, que foi nomeada “Cora Coralina“. Para realizar o translado foram necessárias 6 carretas com 42 metros de comprimento.