No livro sagrado, o Templo de Salomão é o local construído para abrigar a Arca da Aliança, cofre que guardaria as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos e que teria desaparecido após a destruição do espaço, incendiado pelo exército do rei babilônio Nabucodonosor em 586 a.C.
durante séculos, a grande relíquia foi guardada na Igreja de Maria de Sião, onde está registrado que o imperador Iyasu a viu e falou com ela em 1691. mas atualmente, ela está confinada na capela ao lado da igreja e vigiada 24h por dia por um guardião: a única pessoa do mundo todo que tem acesso a ela.
Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a arca do concerto; e ali estão até ao dia de hoje.
Em 2003, o Serviço Geológico declarou oficialmente que a tábua era genuína. O artefato foi então oferecido à venda ao Museu de Israel, que abriga boa parte dos tesouros do país.
Veja como estão os cenários das batalhas de Josué, sucessor de Moisés
Onde estão os escritos de Moisés?
Atualmente, os manuscritos encontrados em Qumran estão guardados no Santuário do Livro, uma ala do Museu de Israel, em Jerusalém. Boa parte deles foi publicada entre 1955 e 2009 pela Oxford University Press, na série Discoveries in the Judean Desert.
Atualidade. Atualmente existem duas localidades com o nome Gilgal em Israel, sendo um o kibbutz Gilgal e outro que a arqueologia confirma se tratar do Gilgal bíblico, próximo a Petzael. Neste local está sendo construído um pólo turístico desde 2016 sob administração de um grupo empresarial de mesmo nome em Israel.
O Vale de Acór em Israel. O Vale de Acór é um vale que existe mesmo, em Israel, nos arredores de Jericó, e é um dos caminhos que dá acesso à Terra Prometida.
De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade, e inúmeras expedições à Mesopotâmia e à Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem réplicas da Arca hoje em dia em vários museus, baseadas nas descrições bíblicas. A verdadeira porém, jamais foi encontrada.
Com isso, a arca foi devolvida pelos filisteus aos hebreus depois de sete meses. A arca da aliança foi levada para Jerusalém, por intermédio de Davi, e lá ficou guardada no interior do Templo de Salomão, construído apenas no reinado de Salomão.
Introdução. Enquanto Moisés estava no Monte Sinai, com o Senhor, os filhos de Israel fizeram um bezerro de ouro e o adoraram. O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra e também o bezerro de ouro.
A situação exigia apenas uma resposta, a quebra das Luchot - Tábuas! Logo após o evento mais dramático e majestoso da história humana, a entrega da Torá no Sinai, ele não teve escolha a não ser destruir as sagradas Tábuas. O povo era obstinado e “teimoso”, rebelde e indigno de receber a Lei e incapaz de honrá-la.
Em 2021, o Observatório das Metropolizações Vale do Aço mapeou a Região Metropolitana Expandida (RME) e o Colar Metropolitano Contraído (CMC). Formado por 6 municípios (Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), a RME reúne as principais forças econômicas do Vale do Aço.
No total, segundo a estimativa do IBGE (2020), a RMVA conta com 501.636 habitantes, tendo Ipatinga (265.409) o maior peso demográfico, seguida por Coronel Fabriciano (110.290), Timóteo (90.568) e Santana do Paraíso (35.369).
Jericó é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, a apenas 25 quilômetros de Jerusalém. A cidade, construída no vale do Jordão, cresceu às margens do rio e está a 240 metros sob o nível do mar.
A história de Moisés e sua fuga do Egito em direção à Terra Prometida, tem na Jordânia passagens importantes. A pedra mostrada na foto teria sido tocada pelo cajado de Moisés e dela brotado 12 fontes de água que jorram até hoje. Trata-se se uma região desértica e de fato, a fonte é ativa até hoje.
Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).