concolor puma (Sul da América do Sul). Deste modo, no Brasil há duas subespécies: P. concolor concolor, presente ao norte do rio Amazonas, e P. concolor capricornensis, presente no sul do rio Amazonas (Azevedo et al., 2013).
No Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, pode ser chamada de leão-baio, outra referência à cor da pelagem. No Mato Grosso do Sul, também é conhecida por onça-vermelha.
O puma habita boa parte da América, podendo ser encontrado desde o Canadá, passando pela América Central, pelo Brasil e chegando até o sul do Chile e Argentina. Delimita seu território com urina, fezes, arranhões e secreções da glândula anal espalhadas nas árvores.
A onça-parda, Puma concolor, possui distribuição ampla no Brasil, ocorrendo em todos os biomas. O tamanho populacional efetivo foi calculado em cerca de 4.000 indivíduos, e em três gerações, ou 21 anos, estima-se que poderá ocorrer um declínio de mais de 10% da subpopulação nacional.
concolor puma (Sul da América do Sul). Deste modo, no Brasil há duas subespécies: P. concolor concolor, presente ao norte do rio Amazonas, e P. concolor capricornensis, presente no sul do rio Amazonas (Azevedo et al., 2013).
Raros exemplares de jaguarundi cinza (Puma yagouaroundi), uma espécie de Puma, foram avistados pela primeira vez no interior de Pernambuco, em Santa Cruz do Capibaribe.
É considerado animal silvestre, então é necessário ter autorização do IBAMA para ter em casa, além dos criadouros também serem obrigados a ter registro no IBAMA.
Em relação ao bioma Mata Atlântica a espécie está amplamente distribuída, contudo, estima-se que o seu tamanho populacional efetivo é de 1000 indivíduos, sendo as principais ameaças: perda e fragmentação de habitat pela agropecuária e urbanização, caça, conflitos com animais domésticos e de criação e atropelamentos.
Tem a maior distribuição natural entre os mamíferos ocidentais, estendendo-se do oeste do Canadá e Alaska ao extremo sul das Américas. A espécie ocorre em todos os estados do Brasil, principalmente, no Sul e Sudeste, mas com abundância reduzida, tendo em vista a progressiva destruição de ambientes naturais.
Um puma foi flagrado repousando em cima de uma árvore em Vacaria, na Serra do RS, na tarde desta segunda-feira (29). Câmeras de segurança também flagraram o animal circulando pela cidade durante a madrugada. Autoridades locais isolaram a área e monitoram o animal.
Uma onça parda, também conhecida como Puma, foi vista na área de mata próxima dos municípios de Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A presença do felino foi flagarada na Reserva Guapiaçu (REGUA), e registrada pelo Projeto Guapiaçu, que realiza o monitoramento do ecossistema na região.
No Estado do Paraná é também considerada Criticamente em Perigo (CR). A onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil e ocorre em todos os tipos de habitats, incluindo florestas tropicais e subtropicais, caatinga, cerrado e pantanal, tanto em áreas primárias, quanto secundárias.
Mas, apesar de muito sanguinário, o puma pode ser domesticado. Em algumas fazendas argentinas, há pumas que desempenham a função de cão pastor, convivendo sem nenhuma hostilidade com os carneiros.
A gralha-do-campo ocorre nas regiões centro-oeste e sudeste, geralmente estão em bando e fazem muita algazarra! Um dos talentos dessa ave é a capacidade de imitar o som de outros bichos e não apenas de pássaros.
A gralha-preta ou corvo brasileiro, como também é chamada, é um pássaro preto de cor inigualável, belíssima e azulada. Ela é encontrada principalmente no sul do Brasil, onde se tem grandes plantações de pinhão. Nem tão grande, nem tão pequena, com um bico pequeno e uma cauda de ponta quadrada, ela lembra um corvo.
De acordo com estudo publicado na revista acadêmica Nature Scientific Reports, os corvos-da-nova-caledônia, espécie encontrada em um remoto arquipélago a leste da Austrália, no Oceano Pacífico, podem criar ferramentas de memória e aprimorá-las ao longo do tempo.
A Caatinga abriga os maiores predadores terrestres do país, onças-pintadas (Panthera onca) e onças-pardas (Puma concolor), porém, com populações fragmentadas e em declínio.
No Brasil, o comércio de felinos selvagens não é permitido, destaca a ONG Ampara Silvestre, “mas a proposta de lista pet (lista de animais para a o comércio pet) enviada para a avaliação dos órgãos ambientais estaduais (ABEMA) no final de 2020, incluía ao menos três espécies de felinos”.
A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Em 2012, estimou-se que a população total de leão-baio no Brasil era de 327.814 indivíduos. Entretanto a população efetiva (N) correspondia a cerca de 3.489 indivíduos. O valor da população efetiva é o que de fato importa em termos da persistência das espécies a longo prazo.
Puma é o nome popular de um animal mamífero,carnívoro,felídeo,o mesmo que onça parda. Nome científico:Felis Concolor. Exemplo de uso da palavra Puma: Para melhores informações vide onça parda.