De sua parte, Lia não permitiu que as atitudes dos outros a distraíssem da tarefa que Deus lhe deu. Quando morreu, Lia foi sepultada por Jacó junto com Abraão e Sara, e Isaque e Rebeca, no campo de Macpela (Gênesis 49.31).
Lia morreu antes de Jacó, conforme a tradição foi sepultada na Caverna dos Patriarcas em Hebrom como foram os demais descendentes da família, Jacó, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca.
O que acontece com Lia e Raquel? Enquanto Jacó parte para o Egito para encontrar José e viver até aos 147 anos, Lia (Ingra Lyberato) continua ligada aos sete filhos que teve com Jacó, até sua morte, antes do marido.
Atualmente, Lia está experimentando tensão e sintomas de ansiedade ao realizar atividades programadas. Ela foi diagnosticada com transtorno de ansiedade como resultado de um exame de uma instituição médica especializada, e atualmente está se concentrado no tratamento.
Incrível! A Verdade Secreta Sobre a Morte de Lia e Toda sua História 😲
O que acontece com Lia em Gênesis?
Nos próximos capítulos de Gênesis, Lia (Michelle Batista) vai sofrer muito durante o parto de seu primeiro filho com Jacó (Miguel Coelho), Rúben. Durante toda a gestação, a filha de Labão (Heitor Martinez) ouve pessoas próximas que teria mesmo um parto complicado, com chance dela morrer por ser uma mulher frágil.
Raquel (Gloria Pires) morre no final de Mulheres de Areia. A vilã é perseguida na estrada por César (Henri Pagnoncelli), o que resulta em um terrível acidente de carro nos últimos capítulos da novela, em reprise na faixa Edição Especial, na Globo.
Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.
Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, saindo-lhe o espírito; Raquel olhou e o chamou de Benoni, porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamim.
18 Então disse Lia: Deus me deu a minha recompensa, pois dei minha serva ao meu marido; e chamou o seu nome Issacar. 19 E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. 20 E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará comigo o meu marido, porque lhe dei seis filhos; e chamou o seu nome Zebulom.
Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada." Ela sofria porque tinha um pai enganador e sem princípios, tinha uma irmã que a desprezava e um marido que não a amava. O seu sofrimento aumentou quando Raquel casou-se com seu esposo Jacó.
O fato de Lia ter sido escolhida por Deus não está relacionado com a sua beleza ou exterior. As histórias nos indicam que Lia tinha uma vida mais condizente com o Senhor do que Raquel, e isso fica claro quando ela é obediente e vê nos seus filhos a mão de Deus.
Jacó teria na ocasião 84 anos de idade enquanto que Lia e Raquel teriam 29 anos, a mesma idade, uma vez que eram gêmeas. Labão deu de presente a cada filha uma serva: a Leia deu Zilpa e a Raquel, Bila.
Qual o final de Ruth? Após o acidente de barco das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires), somente Ruth aparece saindo do mar, dando a entender que Raquel morreu. As duas decidem dar uma volta de barco, mas elas acabam enfrentando uma tempestade e caindo no mar após uma forte onda.
- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.
Labão concordou. Jacó trabalhou por sete anos. Mas Labão queria que sua filha mais velha, Lia, se casasse primeiro. Durante o casamento, Labão enganou Jacó e fez com que ele se casasse com Lia.
Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra. O mais lógico seria ficar alegre. Mas talvez tenha sido um choro de emoção, porque após uma longa viagem, cansativa e cheia de perigos, ele agora estava entre seus parentes.