Curiate (Omã) Em 1960, uma das maiores temperaturas do ar podem ter sido registradas na comunidade de El Riito, em Mexicali (México). O termômetro chegou a seu limite de marcação: 60°C. Devido às limitações do equipamento, há debate sobre a efetividade da marcação.
Neste sábado, a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, chegou a 60,1 graus, às 10h20, o maior valor registrado desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio começou a fazer a medição. O recorde anterior também foi registrado em Guaratiba, em novembro de 2023, quando a sensação térmica chegou aos 59,7 graus.
Na capital da Índia, a sensação era de uma permanente sauna ao ar livre. Andar apenas alguns quarteirões sob o calor de 50 graus leva a queda de pressão, tontura e sudorese intensa.
Rio de Janeiro tem sensação térmica de 60 graus | Jornal da Band
Onde fez 59 graus?
A cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 59,3°C na manhã desta sexta-feira (17), a maior desde 2014, quando o Centro de Operações Rio começou a fazer essa medição, que bateu seu recorde em medição realizada às 10h20 na Estação de Guaratiba, zona oeste da cidade.
Em Santos, no litoral paulista, a sensação de calor chegou aos 47°C por volta das 10 horas da manhã, quando o termômetro da estação meteorológica da Cetesb marcava 37,6°C e a umidade no ar era de 47%.
A capital da Índia, Nova Delhi, registrou uma temperatura recorde de 49,9 graus celsius confirmada pelo Departamento Meteorológico. O alerta para o risco de falta d'água foi emitido. Estudantes desmaiaram na região leste do país e foram hospitalizados.
As temperaturas na capital da Índia dispararam para um recorde nacional de 52,3 graus Celsius (126,1 Fahrenheit) nesta quarta-feira, mostraram dados do serviço meteorológico do governo, que alertou sobre níveis perigosos de calor na vasta megacidade.
Tecnologia Científica. Eventos de calor extremo foram registrados em todo o mundo nos últimos meses. A temperatura atingiu 100 graus em uma cidade siberiana acima do Carculo Polar a rtico em junho.
O Rio de Janeiro bateu neste sábado (16) o recorde de maior sensação térmica já medida pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital fluminense. Segundo o órgão, a estação de Guaratiba, na zona oeste, registrou sensação térmica de 60,1ºC às 10h20 de hoje.
Imagem do programa Copérnico mostra que, nalgumas áreas da Estremadura, a temperatura à superfície do solo ultrapassou 60 graus Celsius na terça-feira.
Na Califórnia, a temperatura bateu 56°C no Vale da Morte – um lugar conhecido por ser perigosamente quente. O calor virou atração turística. Muitos visitantes têm ido lá pra tirar foto ao lado do termômetro, diz uma funcionária do parque.
Bastou apenas um dia em meio à forte onda de calor que atinge parte do Brasil para a cidade do Rio de Janeiro atingir um novo recorde de sensação térmica. Segundo o Sistema Alerta Rio, foram registrados impressionantes 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba, às 9h55 deste domingo (17).
ouvir: A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.
No Rio de Janeiro, o sistema Alerta Rio informa que os termômetros na estação de Irajá registraram 42,5 graus. Até então, a maior temperatura do ano havia sido de 41,8 graus, registrada no dia 17 de fevereiro. Por curiosidade, há exatos dez anos o Rio também registrava a maior temperatura do ano, em 2013.
A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, bateu o recorde do ano, com 40,6 graus registrados na estação de Marambaia, segundo dados preliminares do Inmet. Goiânia também confirmou a expectativa que havia de superar a maior marca de 2023: termômetros chegaram a 39,7 graus — quatro décimos acima do registrado em setembro.
Las Vegas, no estado de Nevada, registrou, na quarta-feira (10/7), temperaturas acima de 46°C pelo 5º dia consecutivo. A cidade já quebrou 16 recordes de calor desde 1º de junho, bem antes do início oficial do verão.
Segundo o Instituto, o novo recorde histórico de calor superou a marca de 44°C registrado em 30 de outubro de 2020, quando o Brasil viveu uma das ondas de calor mais intensas já registradas no país. O primeiro registro de temperaturas acima de 42ºC foi em 2010 com 42,3ºC.
Qual foi o dia mais quente do Rio de Janeiro em 2024?
59,5ºC: Rio registra temperatura e sensação térmica recordes de 2024. A cidade do Rio de Janeiro bateu os recordes de temperatura e sensação térmica de 2024 nesta quarta-feira (17).