O marco histórico, mas não científico, do centro geográfico brasileiro fica na ala norte da Praça dos Girassóis, maior praça pública do país, no município de Palmas, capital do estado do Tocantins - 10° 10′ 59″ S, 48° 20′ 01″ O, onde fica o Monumento à Geodésia.
Sinopse. Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Este ponto fica proximo à costa da África e é chamado de Nowhere Point (lugar nenhum), declarado pela ONU como área de patrimônio da humanidade, e que alguns consideram como o centro da superfície terrestre.
A pedra fundamental de Brasília, que caracteriza o ponto central do Brasil, fica no Morro do Centenário, em Planaltina, a 38 quilômetros da capital. A dupla do Parceiro do DF Natália Valarini e Léo Ricardo visitou o local, que está completando 90 anos neste mês de setembro.
O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.
Na verdade, para estar bem em cima desse ponto especial, com a máxima precisão, temos de estar num barco, porque o centro do mundo mesmo fica no mar da África, numa região chamada Golfo da Guiné.
Enredo. A trama gira em torno de Dora (Fernanda Montenegro), uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
São Paulo (SP) — 11.451.245 habitantes. Rio de Janeiro (RJ) — 6.211.423 habitantes. Brasília (DF) — 2.817.068 habitantes. Fortaleza (CE) — 2.428.678 habitantes.
Veja também. No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842.
Em Palmas, Tocantins, ergue-se um monumento que marca o centro geodésico do Brasil. Seria o ponto central dentro de uma rede de coordenadas que constituem o Sistema Geodésico Brasileiro, a referência espacial oficial do país.
Onde está a metade do Mundo? Milhares de turistas que visitam um monumento chamado Ciudad Mitad del Mundo, ou Cidade Metade do Mundo, no Equador, pensam que fica por lá. Pode ser que você tenha visto a foto de algum turista com um pé de cada lado da linha que divide o nosso planeta em dois hemisférios.
Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.
Nos mapa-múndi mais convencionais, o centro do mundo atravessa o Reino Unido, na Europa, e corta alguns países do continente africano. Convencionou-se que esse seria o “marco zero global” na Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, Estados Unidos, no ano de 1884.
O núcleo da Terra fica a quase 3.000 km de profundidade da crosta terrestre, com um raio de 3.500 km. As temperaturas do núcleo podem flutuar entre 4.400° C e 6.000° C, temperaturas simulares às do Sol. O núcleo interno é uma esfera sólida, composta majoritariamente de ferro.
Quase todos os estados surgiram das províncias de mesmos nomes, exceto o Distrito Federal e outros estados criados pela divisão territorial. O atual Distrito Federal foi idealizado por um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional da cidade do Rio de Janeiro para o centro do país.
Segundo a tradição judaica, a cidade foi fundada por Sem (filho de Noé) e Éber (bisneto de Sem), antepassados de Abraão. Nos contos bíblicos, Jerusalém era uma cidade Jebusita até o século X a.C., quando David conquistou-a e fez dela a capital do Reino Unido de Israel e Judá (c. anos 1 000 a.C.).