O ponto central da internet nos EUA › › O ponto central da internet nos EUA Por mais que todo mundo prefira acreditar que a internet simplesmente acontece, o fato é que ela compreende uma infraestrutura física gigantesca.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
Em 1988, pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, da Universidade do Rio de Janeiro, o Brasil entra na era da Internet utilizando a Bitnet, rede remota criada em 1981 para possibilitar um meio rápido de comunicação entre universidades.
QUEM CONTROLA A INTERNET NO MUNDO? COMO A INTERNET FUNCIONA?
Onde fica o satélite da internet?
Além disso, é importante lembrar que os satélites de internet ficam em órbitas geoestacionárias, à altitude de 35.786 km da superfície da Terra, alinhados à linha do Equador.
Atualmente, o maior cabo submarino do mundo é o 2Africa, que tem aproximadamente 45 mil km de extensão. Com financiamento do grupo Meta e de empresas de telecomunicações, o cabo conectará 33 países entre a Europa, África e Ásia. Ele está previsto para entrar em operação em 2024.
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.
A governança global da internet está no centro da agenda mundial, e o Brasil assumiu recentemente um papel de destaque nesse debate, principalmente após a aprovação do Marco Civil da Internet (lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014. Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
⛓️ São esses cabos de fibra óptica que ligam os continentes entre si com conexões subterrâneas ou submarítimas. E este fato, de que os cabos da internet do mundo todo estão no fundo do oceano, gerou uma comoção nas redes sociais esta semana.
No Brasil, o cabo interliga as cidades de Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Além disso, um dos centros de operação em rede mundial da Emergia (eNOC) localiza-se na cidade de Santos, Brasil.
Se pensou que era por satélites, está enganado. A internet viaja de “submarino”. Os dados de um continente para o outro são transmitidos por gigantescas redes de cabos submarinos, conhecidos como backbones, que cruzam os oceanos para conectar continentes à rede mundial de computadores.
Qual a profundidade dos cabos submarinos de internet?
Com o diâmetro do tamanho da palma de uma mão, os cabos submarinos ficam a uma profundidade de até 1000 metros nos oceanos. Eles são revestidos por um duto de metal, o que evita possíveis danos das âncoras dos navios e de barcos de pesca – os maiores vilões dos cabos – ou até mesmo do ataque de tubarões.
O Ministério das Comunicações é um órgão da administração federal direta que foi criado em junho de 2020, a partir do desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
É a abreviação de world wide web, ou rede com amplitude mundial. Esse é o sistema por onde circulam as informações em hipertexto. É formado por milhões de sites e computadores conectados.
Os computadores se conectam uns aos outros e à internet por meio de fios, cabos, ondas de rádio e de outros tipos de infraestrutura de rede. Todos os dados enviados pela internet são traduzidos em pulsos de luz ou eletricidade, também chamados de "bits," e depois interpretados pelo computador receptor.
A Icann é uma corporação internacional não comercial de interesse público ou confidencial que possui a função de manter a segurança operacional da internet bem como sua honestidade e imparcialidade (da rede).
A Lei 12.965, de 23/4/2014, conhecida como “Marco Civil da Internet”, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil...
Os Emirados Árabes Unidos são o país com a internet móvel mais rápida do mundo. Tem uma média de velocidade de 211,58 Mbps, que é a unidade de medida da velocidade da internet.
Veja abaixo o ranking com os 13 países que mais passam tempo online: Brasil — 41 anos, 3 meses e 13 dias. Coreia do Sul — 34 anos, 2 meses e 4 dias. Taiwan — 33 anos, 9 meses e 16 dias.
Com até 30 satélites focados em ciência em órbita a qualquer momento, ele também serve como uma espécie de loja de economia de vida para outros países - como o Iraque - que não tem olhos no céu. Desde 2008, a maioria das pesquisas da NASA foi livremente disponível em seu site.