As imagens externas, em que vemos belos cânions, cachoeiras e paisagens áridas, foram, na verdade, filmadas em Diamantina, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, na região central de Minas Gerais - e cuja história ficou marcada pela exploração das jazidas de diamante, o que se assemelha ao enredo da novela.
Locais fictícios ficam no Cariri, sertão nordestino, que serve de pano de fundo para a trama. É no distante Cariri, nos fictícios distritos de Lasca Fogo e Lapão da Beirada, que se passa No Rancho Fundo, a nova novela das 6.
Enredo. Quinota (Larissa Bocchino) é uma jovem sertaneja ingênua e romântica, que leva uma vida simples nas terras áridas do sertão do Cariri, no fictício distrito interiorano de Lasca Fogo, na Paraíba.
Bairro tradicional da zona oeste de São Paulo, a Lapa é o sonho de muitos moradores que buscam, na capital, uma região que ainda conserva suas raízes, com ruas que lembram a vida comunitária de cidades do interior – pequenos comércios locais, áreas verdes, casarões antigos e a sensação de conhecer o seu vizinho.
RANCHO FUNDO - CONHEÇA LASCA FOGO E LAPÃO DA BEIRADA, AS CIDADES DA NOVA NOVELA DAS SEIS DA GLOBO
Onde fica Rancho Fundo no Nordeste?
Embora seja ambientada no Nordeste --em qual dos nove Estados, não fica claro--, No Rancho Fundo é gravada majoritariamente em Diamantina, Minas Gerais. A cidade fica no Vale do Jequitinhonha, local marcado pela exploração do minério, pelo tempo seco e pela falta de recursos.
No Rancho Fundo, nova novela das seis da TV Globo, tem trama ambientada no sertão nordestino. Mais especificamente, os personagens da história circulam por duas cidades do Cariri: Lasca Fogo e Lapão da Beirada.
Boa parte das cenas foram gravadas em Mato Grosso do Sul, na maior planície alagável do mundo: o Pantanal. Um dos cenários, foi a fazenda Rio Negro, mais conhecida como "a casa do Zé Leôncio". A fazenda Rio Negro fica na área rural de Aquidauana (MS), a 150 km de Campo Grande, e tem uma estrutura luxuosa.
A novela, que mistura clonagem e cultura árabe, incluiu cenas filmadas no parque para recriar o deserto do Saara. No desfecho da trama, os personagens Albieri e Léo desaparecem nas dunas do parque maranhense. As filmagens foram feitas em 2001, na Lagoa Bonita, na região de Barreirinhas.
O fogo encontra-se em estado gasoso, o combustível para a sua formação pode encontrar-se em estado gasoso, líquido ou sólido, mas o elemento a que se refere como resultado da reação entre as partes encontra-se em altas temperaturas e no estado gasoso.
Imagem em gesso cerâmico de Exu Pinga Fogo, fazendo parte da falange dos Exus da Umbanda, que tem o trabalho de auxiliar e ajudar as pessoas e espíritos à evoluírem.
A Região do Jalapão localiza-se na porção leste do estado do Tocantins, limítrofe com os estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Originalmente esta área possui 43.881,14km², compreendendo 10 municípios inseridos no domínio do bioma Cerrado.
Qual foi a novela que foi gravada na Chapada Diamantina?
A trama de Pedra sobre Pedra se passa na fictícia cidade de Resplendor, na Chapada Diamantina, sertão da Bahia. Murilo Pontes (Lima Duarte) e Jerônimo Batista (Felipe Camargo, na primeira fase) pertencem a famílias rivais e são apaixonados pela mesma mulher, Pilar (Renata Sorrah).
A Globo decidiu viajar para Diamantina, cidade histórica do interior de Minas Gerais, para gravar cenas importantes do final de "No Rancho Fundo", sua atual novela das seis e que tem marcado boa audiência. A emissora confirma a informação à coluna. Os trabalhos serão liderados pelo diretor Allan Fiterman.
A palavra Lapa significa “gruta ou caverna na encosta das montanhas, coberta por uma grande pedra”. As pequenas propriedades rurais da região começaram a ser loteadas, atraindo principalmente imigrantes italianos, tanto que algumas ruas tem referência a Itália como a Rua Roma, Coriolano, Cipião e outras.
Apesar de ser um bairro valorizado de São Paulo, o custo de vida da Lapa tende a ser mediano, levando em consideração outros bairros das zonas oeste e sul, por exemplo.