O autor do Evangelho de João é anônimo. De acordo com uma tradição da Igreja que data do segundo século, primeiramente atestada por Ireneu de Lyon, o autor foi "o discípulo que Jesus amou" mencionado em João 21:24, que é entendido como João, filho de Zebedeu, um dos doze discípulos de Jesus.
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo João escreveu esse livro. Ao longo de todo o livro, ele refere-se a si mesmo como sendo o “discípulo a quem Jesus amava” (ver João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7, 20). João e seu irmão, Tiago, eram pescadores (ver Mateus 4:21).
Estima-se que tenha sido escrito entre 60 d.C. e 100 d.C . Os antigos escritores cristãos do segundo século d.C. presumiram que João escreveu esse livro em Efésios na Ásia Menor (hoje, Turquia).
Era pescador de profissão e consertava as redes de pesca quando foi chamado por Jesus. Trabalhava junto com seu irmão Tiago (Maior) e em provável sociedade com André e Pedro, todos apóstolos. O nome de João significa “Deus misericordioso”.
O apóstolo João escreveu o livro, mas ele não é o “João” sobre quem se trata neste capítulo — é João Batista. Quando João, o apóstolo, fala de si mesmo, ele quase nunca diz “eu” ou “mim” ou mesmo “João”, mas ele se intitula o discípulo “a quem Jesus amava” 1 ou o “outro discípulo”.
O autor do Evangelho de João é anônimo. De acordo com uma tradição da Igreja que data do segundo século, primeiramente atestada por Ireneu de Lyon, o autor foi "o discípulo que Jesus amou" mencionado em João 21:24, que é entendido como João, filho de Zebedeu, um dos doze discípulos de Jesus.
Porque o Evangelho de João é diferente dos outros?
Por Nilo Luza. O Evangelho segundo João é bem diferente dos outros três, chamados sinóticos, porque apresentam mais ou menos a mesma visão e têm muitos textos comuns. Em João os poucos “milagres” são denominados “sinais”. Praticamente não há parábolas.
Em Patmos, ilha no leste do mar Egeu, local onde fez o seu exílio, João escreveu o Livro da Revelação do Apocalipse. Acredita-se que este Livro da Revelação contém os fragmentos que sobreviveram de uma grande revelação, da qual se perderam grandes partes e outras partes foram retiradas, depois que João o escrevera.
Qual a diferença entre João Batista e o apóstolo João?
João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão de São Tiago Maior, com quem era pescador.
EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Esse fragmento original em grego compõe o primeiro versículo do primeiro capítulo de seu evangelho (João 1:1) e é um desses casos notáveis de problemas de compreensão que se reflete na tradução.
Qual o evangelho que não foi escrito por um discípulo?
Hoje, a maioria dos estudiosos concorda que Mateus não escreveu o Evangelho que leva seu nome, e prefere descrever o autor como um anônimo cristão de origem judaica, escrito no final do primeiro século, embora muitos preveem a possibilidade de conexão indireta com o apóstolo.
Em 1952, foi encontrado no Egito um códice em papiro contendo o Evangelho de João quase completo. Este livro (conhecido como «Papiro 66») está hoje numa biblioteca na Suíça e constituiu uma descoberta fenomenal, porque nos permite ler o Evangelho de João como os leitores deste livro o leram por volta do ano 200.
Qual a diferença entre os evangelhos sinóticos E o Evangelho de João?
Enquanto que os evangelhos sinópticos apresentam Jesus como humano (que se destaca dos comuns por suas ações milagrosas) e são fontes de informações históricas sobre Jesus Cristo, o Evangelho de João descreve Jesus como o Messias, isto é, com o caráter divino de quem traz a redenção absoluta ao mundo.
Porque João foi escolhido para escrever o livro de Apocalipse?
Aliás, o motivo imediato que levou João a escrever o livro do Apocalipse foi exatamente a situação da Igreja naquela época. As sete mensagens às sete Igrejas da Ásia Menor são verdadeiras cartas escritas para aquelas comunidades cristãs, e consideram as dificuldades específicas de cada uma dessas comunidades.
São João Batista e São João Evangelista são a mesma pessoa?
São João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. São João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão do São Tiago Maior, com quem era pescador.
De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.
Quem escreveu o livro de Mateus Marcos Lucas e João?
Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).
Maioria dos estudiosos acreditam que o Evangelho de Marcos foi o primeiro dos evangelhos canônicos a ser escrito, servindo como fonte para os evangelhos de Mateus e Lucas.
Eis o “prólogo” inimitável do Evangelho de João: «No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.