A glabela é o espaço compreendido entre as sobrancelhas. Esse espaço é geralmente glabro (sem pelos) ou, em raras ocasiões, tem alguns pelos formando a monocelha. Em várias ocasiões, a pele da glabela se movimenta quando expressamos emoções. A glabela é muito dura por causa dos ossos que formam o crânio.
A área da glabela é a região entre as sobrancelhas. Geralmente ocorre a formação de rugas na glabela pela contração. As rugas glabelares são conhecidas como as "rugas da brabeza".
A glabela corresponde à região localizada entre as sobrancelhas e transmite muito esse sentimento quando as rugas começam a se aprofundar. As linhas deste local, acentuam-se pela contração dos músculos da região e participam na expressão de censura e preocupação.
A glabela é a região do rosto localizada entre as sobrancelhas e nessa área é bastante comum surgirem rugas ou linhas de expressão. As linhas e rugas da área são as chamadas “rugas da braveza”, pois deixam com um semblante de preocupação constante.
Conclusão: O preenchimento na região glabelar deve ser evitado em razão do risco da rever- são do fluxo carotídeo e posterior oclusão da artéria central da retina conduzindo à cegueira.
Preenchimento na região da glabela tem risco de cegueira?
Quais os riscos de preenchimento de glabela?
A glabela é área sujeita a complicações decorrentes da aplicação de preenchedores, sendo as mais comuns eritema transitório, reações granulomatosas, oclusão arterial e cegueira.
Mais uma vez, o tratamento mais eficaz para as rugas da glabela é a aplicação de toxina botulínica (Botox). Afinal, ela relaxa a musculatura de toda essa região. Portanto, o médico analisa atentamente o rosto da paciente e aplica Botox em pontos estratégicos, de acordo com o padrão de expressões faciais da pessoa.
A pele da glabela pode ser usada como um sinal médico para medir o turgor da pele em casos suspeitos de desidratação, beliscando e levantando suavemente. Quando liberada, a glabela de um paciente desidratado tende a permanecer estendida ("tensa"), em vez de retornar à sua forma normal.
A região da glabela, possui interação com as artérias supratroclear e supraorbital (Figura 4), que são ramos da artéria oftálmica e apresentam probabilidades de estarem envolvidas em intercorrências decorrentes de uma injeção intravascular durante procedimento estético com preenchedor de AH [12].
O tratamento a laser é outra opção para acabar com as rugas da glabela. Existem diferentes tipos de lasers que podem ser utilizados, como o laser de CO2 fracionado, o laser de Erbium YAG e o laser de diodo. Esses lasers atuam estimulando a produção de colágeno, promovendo a regeneração celular e suavizando as rugas.
Nesses casos, é necessário associar outros tratamentos para suavizar ou eliminar a ruga fixa glabelar. Alguns exemplos de tratamentos são: o CO2, lasers, a microdermoabrasão associado a peelings e preenchedores.
Os principais músculos dessa região formam o complexo glabelar e incluem: corrugadores e orbiculares das pálpebras (aproximam e deprimem as sobrancelhas), procerus e depressores do supercílio (deprimem) e as fibras inferiores do frontal (elevam os supercílios).
A glabela fica entre as sobrancelhas, logo acima do nariz e abaixo da testa. Ela é considerada uma área de transição no rosto e os músculos dessa região são muito utilizados quando as pessoas fazem diferentes expressões faciais.
A glabela é uma região anatômica localizada entre as sobrancelhas, na parte superior do nariz. Também conhecida como “espaço interciliar”, a glabela é uma área proeminente do crânio humano que possui características únicas e desempenha um papel importante na expressão facial.
O hábito corriqueiro de fazer expressões faciais, como por exemplo, franzir a testa por espanto ou estresse, pode acabar acelerando o aparecimento de linhas de expressão na glabela. Tabagismo e exposição solar sem proteção também são fatores que podem acelerar o aparecimento de rugas glabelares.
CONCLUSÃO: A miotomia glabelar fechada parece ser uma boa alternativa às outras opções cirúrgicas tradicionais, porque evita cicatrizes, permite correção de assimetria e apresenta bons resultados a longo prazo.
Poder, pode. Porém dificilmente terá um resultado estético satisfatório se aplicar somente nessa região. Mas cada paciente é único e requer avaliação em consulta antes do procedimento. Então confie na indicação do seu dermatologista ou cirurgião plástico de confiança!
O mel e o limão são ingredientes naturais que possuem propriedades adstringentes e clareadoras, capazes de ajudar a suavizar as linhas de expressão da testa. Misture uma colher de sopa de mel com algumas gotas de suco de limão e aplique na testa, deixando agir por cerca de 15 minutos.
Existem diversos tratamentos disponíveis para reduzir ou eliminar as rugas na glabela, sendo importante consultar um especialista para escolher a opção mais adequada. Além disso, cuidados diários como o uso de protetor solar e a hidratação da pele também são fundamentais para prevenir o surgimento das rugas.
A área da glabela é a região entre as sobrancelhas. Geralmente ocorre a formação de rugas na glabela pela contração. As rugas glabelares são conhecidas como as "rugas da brabeza".