A Serra Barriga, localizada na cidade de União dos Palmares em Alagoas, é considerada símbolo da resistência negra brasileira, pois durante quase 100 anos abrigou o maior quilombo do país, o Quilombo dos Palmares.
Localizada no município de União dos Palmares, Zona da Mata do Estado de Alagoas, a Serra abrange uma área de aproximadamente 27,92km². No século XVIII, estabeleceu-se na Serra da Barriga, no Quilombo dos Macacos, a sede do Quilombo dos Palmares.
Na Serra da Barriga você vai ter a oportunidade de visitar o coração de palmares, o qual é considerado um palácio, lá ficavam os líderes dos quilombos, também a, diversas construções que representam o modo de vida dos quilombos naquela época muito, semelhante a ocas, poderá conhecer um pouco mais da historia de matriz ...
Os municípios limítrofes são Bonito, ao norte; Joaquim Nabuco, ao leste; Xexéu, ao sul; Água Preta, a sudeste; e Catende, a oeste. Palmares faz parte da microrregião homogênea denominada Mata Meridional Pernambucana, contida totalmente na Bacia do Rio Una.
A Serra Barriga, localizada na cidade de União dos Palmares em Alagoas, é considerada símbolo da resistência negra brasileira, pois durante quase 100 anos abrigou o maior quilombo do país, o Quilombo dos Palmares.
O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina. Foi construído na região do atual estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes.
Localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, o local que um dia esteve sob o comando do líder guerreiro Zumbi dos Palmares é hoje patrimônio internacional e destino turístico cada vez mais procurado.
Ao contrário dos outros quilombos, onde ainda residem moradores, o famoso Quilombo dos Palmares, maior símbolo da resistência negra no Brasil, hoje é somente um Parque Memorial. Mas o peso de sua importância na luta do povo negro no país faz dele um lugar necessário de visitação.
Para chegar de carro no Quilombo dos Palmares a partir da capital é preciso é seguir pela BR-316 até o município de Satuba e pegar a BR-104 até União dos Palmares, onde está tem início uma estrada de 9 Km de terra para a Serra da Barriga (a estrada foi pavimentada em 2019).
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
A expedição que destruiu Palmares foi liderada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que esteve à frente de inúmeras batalhas contra os quilombolas, entre 1692 e 1694. A expedição de Domingos era formada por milhares de homens, além de contar com canhões que tiveram papel importante na destruição do quilombo.
Quando pensamos em quilombo no Brasil vem à nossa mente o famoso Quilombo dos Palmares, sediado no Nordeste e que contemplou uma rede de 12 quilombos, chegando a contar com mais de 20 mil pessoas.
Por que os portugueses quiseram destruir o Quilombo dos Palmares?
A proposta não agradava os latifundiários da região e muito menos parte dos quilombolas. Frente a isso, uma nova liderança surgiu entre os habitantes de Palmares: Zumbi. Este não aceitava a condição de não receberem novos escravos, o que levou o governador de Pernambuco a indicar Gonçalo Moreira para destruir Palmares.
O Parque é considerado o primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país Merecem destaque também os mirantes, de onde se avistam paisagens magníficas da Serra da Barriga, chamados de atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo, nomes de lideranças quilombolas que ali viveram.
No século XVIII, estabeleceu-se na Serra da Barriga, no Quilombo dos Macacos, a sede do Quilombo dos Palmares. Na paisagem natural e edificada, observam-se, ainda, grande quantidade de palmeiras que, segundo historiadores, deram origem ao nome Palmares.
no atual município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas. Trata-se de um platô com elevada altimetria territorial, chegando a 485 metros de altitude, com lados íngremes e escarpados.
Palmares é um bairro de classe média-alta da região Nordeste de Belo Horizonte. Ele se estende do Anel Rodoviário à Av. Bernardo Vasconcelos. O bairro fica ao lado das regiões da Pampulha e Noroeste.