Elas localizam-se na cintura do caçador Orion, brilhantes e alinhadas quase que retilineamente. São denominadas de Mintaka, Alnilam e Alnitak, oriundos do árabe, que significam “cinto”, “pedra preciosa” e “corda”.
Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. Seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka, do árabe Al-Mintakah, o cinto, An-Nidham, a pérola, e An-Nitak, a corda.
Mas, nesta época do ano, as famosas Três Marias não estão mais lá em cima. As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.
O mês de Janeiro é tradicionalmente chuvoso, por isso as noites limpas são raras. Nessa época (incluindo Fevereiro), as populares Três Marias são facilmente visíveis no alto do céu, no início da noite. Elas são um grupo de estrelas que fazem parte da constelação de Orion.
O motivo é o movimento da Terra em torno do Sol. Aos poucos, ele leva o nosso planeta para uma posição em que as Três Marias ficam fora do nosso campo de visão, à noite. Elas só poderiam ser vistas durante o dia. Mas, aí, o Sol também está acima do horizonte, e sua luz ofusca a de todas as outras estrelas.
A mais brilhante delas tem 24 vezes a massa do Sol. Aí você já sabe: por ser menos massiva, evolui mais lentamente e será a última Maria a apagar no nosso céu.
Para encontrar o Cruzeiro do Sul você pode recorrer a duas estrelas da constelação do Centauro, muito brilhantes, conhecidas como guardiãs da cruz. Elas estão sempre próximas do Cruzeiro do Sul, como se estivessem guardando a cruz e apontando sua direção: Alfa do Centauro e Beta do Centauro.
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Conhecida como Doce Mar de Minas, Três Marias é uma cidade abençoada por natureza. Localizada às margens do Velho Chico, no centro do estado de Minas Gerais, é um ponto historicamente estratégico para a interiorização do Brasil.
Por isso, um dos jeitos mais simples de diferenciá-los é verificar se o ponto luminoso em questão tem brilho estável, sem piscar. Se sim, provavelmente se trata de um planeta. Essa diferença ocorre porque a turbulência atmosférica faz com que as estrelas pareçam cintilar, característica que não é visto nos planetas.
Por ser grande e possuir uma localização privilegiada no equador celeste, a constelação é facilmente avistada tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul da Terra, o que torna as Três Marias ainda mais populares. Elas localizam-se na cintura do caçador Orion, brilhantes e alinhadas quase que retilineamente.
Pouco antes do nascer do Sol, Vênus aparecerá perto da Lua, na mesma direção em que nossa estrela se prepara para iluminar o dia. Se o seu horizonte estiver livre de prédios e árvores, poderá também observar Marte e Mercúrio. A estrela brilhante pertinho da Lua é Antares, uma das mais brilhantes do céu noturno.
Segundo a União Internacional de Astronomia, as constelações são regiões do céu. Cada uma dessas regiões contém um grupo de estrelas que parece formar uma figura imaginária, como uma cruz, por exemplo. Ao todo, existem 88 constelações e o Cruzeiro do Sul é a menor delas.
O Cruzeiro do Sul ocupa uma área de aproximadamente 68 graus quadrados (graus²) e se situa nas proximidades da constelação Centauro. O Cruzeiro do Sul pode ser identificado à sua direita na imagem, na vizinhança da constelação Centauro, que está à esquerda.
Por isso as constelações estão invertidas. Para encontrar o Cruzeiro do Sul é suficiente olhar o céu sobre o lado Sul do horizonte, por volta das 21 horas, durante o mês de maio de qualquer ano.
Na América do Sul, para os guaranis, as Três Marias são Joykexo, símbolo da fertilidade, cuja presença e movimentação nos céus ajudava na orientação geográfica. Vale destacar que o cinturão de Orion possui outras estrelas, cujos espaços entre elas é dominado por uma região repleta de poeira e gases em colisão.
O Cinturão ou a Cintura de Orion, popularmente conhecido como Três Marias ou Três Reis, é um asterismo de três estrelas que formam o cinturão da constelação de Orion, o caçador.
As Três Marias, aquelas estrelas alinhadas e muito conhecidas da constelação do Órion, apresentam uma característica interessante. Uma delas, Mintaka, está muito próxima do Equador Celeste. Ela faz aquilo que os livros escolares dizem que o Sol faz: nasce sempre no Leste e põe-se sempre no Oeste.
Date: março 29, 2023. Em menos de 1 milhão de anos, provavelmente. Antes de entrar em detalhes, vamos dar nome aos bois: “Três Marias” é o termo popular usado para se referir ao Cinturão de Órion.