COSTELA DO DIANTEIRO – É o corte constituído das cinco primeiras vértebras da costela completa. Também conhecida como “costelão”. A peça pesa em média 6kg. Corte ideal para quem gosta de carne mais magra.
A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.
Tem seu formato retangular - até por isso algumas regiões a conhecem como rojão - e tem a presença do matambre mais evidente na parte superior da costela. Por ser um corte que tem poucos ossos e carne bem alta, sua cocção acaba sendo um pouco mais demorada.
A costela do dianteiro é formada por cinco ossos, onde possui uma maior quantidade de carne e uma menor quantidade de gordura, entretanto, apresenta mais marmoreio.
Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).
Qual costela tem menos gordura ponta de agulha ou Gaúcha?
Em resumo, a costela gaucha engloba a costela do dianteiro e a costela minga, sendo mais macia devido à maior gordura entremeada entre as fibras, enquanto a ponta de agulha é um corte mais macia e saboroso, sendo considerada a "rainha das churrasqueiras".
Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.
Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.
Costela Borboleta: ossos achatados, de espessura mais fina e porção de carne mais baixa. 1- Possui ossos achatados e largos. Esses ossos são flutuantes, ou seja, não estão conectados a nada, eles servem para dar sustentação às vísceras. Por isso, tendem a ser bem achatados e de espessura mais fina.
COSTELA DO DIANTEIRO – É o corte constituído das cinco primeiras vértebras da costela completa. Também conhecida como “costelão”. A peça pesa em média 6kg. Corte ideal para quem gosta de carne mais magra.
A Costela Suína Minga possui um corte diferenciado, pois conta com ossos mais finos e mais carne, é extremamente macio e suculento, ótimo para compor deliciosas receitas.
As costelas 8–10 são chamadas de costelas falsas (costelas vertebrocondrais). As cartilagens costais dessas costelas não se fixam diretamente no esterno. Para as costelas 8–10, as cartilagens costais são fixadas à cartilagem da próxima costela superior.
A Costela Ripa exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras, é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A Costela Ponta de Agulha ou Minga é considerada a “rainha das churrasqueiras” tende a ser mais macia pois é mais próxima do filé.
A costela suína possui características próprias que a distinguem da costela bovina. Sua carne tende a ser mais tenra e suculenta, com um sabor delicado.
É a grande peça constituída das massas musculares que recobrem as oito últimas costelas, a última esternebra, o apêndice xifóide e a região do vazio, obtida do traseiro-comum, na preparação do traseiro-serrote ou especial.
As escolhas bovinas foram a costela do dianteiro, baixa e com bom marmoreio, e a costela minga, parte alta com mais carne também chamada de rojão ou costela de bafo.
As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.
a costela traseira tende a ser mais macia que a dianteira, pergunte pra genética do boi o porque. Alguns estabelecimentos que fazem promoções super agradáveis estão te vendendo ou carne muito passada e convervada no gelo ou então cortes do dianteiro, próximas às paletas e o peito.