A validade da carga, que fica afixada no cilindro, quando o extintor é novo, ou conferir uma etiqueta de garantia, caso o extintor tenha sido recarregado. Nesse caso, é preciso checar também o teste hidrostático que, assim como a validade, está colado no cilindro ou através do selo do INMETRO.
Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor ou através do ...
Além disso, há marcação do ano no fundo do extintor, em baixo relevo. E a data de fabricação aparece junto ao medidor. No extintor adulterado, segundo a Associação dos Detrans, há sinais de raspagem e adesivos são colocados por cima.
EXTINTORES CURITIBA - Extintores Colombo Como olhar número do extintor? Como olhar número do extintor? NÚMERO DO CILINDRO - Para extintores de gás carbônico, a numeração sempre está na parte de cima do cilindro. Os outros modelos geralmente na parte inferior.
Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Qual a periodicidade de recarga dos extintores de incêndio? A periodicidade de recarga de extintores varia, mas geralmente é a cada 1 a 5 anos, dependendo do tipo e do regulamento local.
Um Rótulo da empresa de manutenção é afixado no extintor e informa a data em que este foi inspecionado, manutenido e recarregado; a data da próxima inspeção e as condições de garantia.
Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.
Mas é bom ficar atento: se você levar extintor no carro, ele deve estar dentro do prazo de validade e nas especificações determinadas pela legislação —mesmo sendo facultativo. A infração grave, com multa de R$ 195,23, rende cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização.
Além do risco de precisar do equipamento e ele não servir, circular com extintor vencido é infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH do condutor, e retenção do veículo no local até regularização para ser liberado seguir viagem.
No caso dos extintores de incêndio vencidos que não são reutilizáveis, as empresas credenciadas farão o descarte adequado. Não se deve, de forma alguma, descartar o extintor em lixo comum, pois seus componentes podem prejudicar o meio ambiente.
Em geral, os extintores de incêndio de água e pó químico são trocados anualmente, já os de gás carbônico (CO2) são trocados a cada 6 meses, considerando que o extintor de incêndio está em perfeito estado físico, ou seja, sem alterações físicas e estruturais que alterem seu funcionamento.
*Foto 3 - Validade da Garantia – Disponível no rótulo do produto. A data de fabricação dos extintores indstriais está marcada no canto inferior direito do rótulo. A data de fabricação dos extintores automotivos está estampada na base do extintor.
O Anel de Identificação da Manutenção é um item de segurança que indica que o extintor foi aberto para realização da recarga e inspeções exigidas. Este anel só pode ser colocado se o extintor for aberto, por ser de plástico rígido, e fica localizado entre a válvula e o cilindro.
No corpo do cilindro do extintor deve estar puncionado o logo do fabricante, norma NBR correspondente, ano de fabricação e para CO2 mês/ano, logo do INMETRO, código de projeto e numero de série; 3. Extintores Curitiba - Paraná | Extintores em Curitiba, Recarga de Extintores em Curitiba.
Para exemplificar melhor, segue os anos e as respectivas cores regulamentadas pelo INMETRO de acordo com a portaria n°412 de 24 de outubro de 2011: 2012: Amarelo. 2013: Verde. 2014: Branco.
2-Extintor que passou por Manutenção A validade da carga não ultrapassa 01 ano, sem que seja necessário inspeção técnica conforme NBR12962, esta informação encontra-se no termo de garantia aposto no extintor . Neste caso, o quadro de instruções traz outras informações como capacidade extintora, como utilizar, etc.
#extintordeincendio #alaranjado #2024 #inmetro A cor do anel de identificação para a manutenção no período de 01/01/2024 a 31/12/2024 é alaranjada, conforme estabelecido pela Portaria 534/2018 do INMETRO.
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.
Como olhar número do extintor? NÚMERO DO CILINDRO - Para extintores de gás carbônico, a numeração sempre está na parte de cima do cilindro. Os outros modelos geralmente na parte inferior. A numeração é como RG do extintor, são números na seqüência.
Existe um prazo de validade (tempo de vida útil) predeterminado para o extintor de incêndio recarregável? Não existe nenhum prazo de validade (tempo de vida útil) predeterminado para extintores de incêndios recarregáveis fabricados segundo as normas brasileiras.