BOLSAS FRONTAIS Os dois airbags que ajudam na proteção do motorista e passageiro da frente normalmente ficam instalados, respectivamente, no volante e no lado direito do painel, acima do porta-luvas.
O módulo de comando é a parte essencial do sistema de airbag e está instalado centralmente nos veículos. Geralmente ela se encontra na área do painel, no túnel central.
O condutor do veículo é responsável pelo airbag estar desligado ou ativado. Em nenhum caso deve deixar a chave no interruptor de desativação do airbag, pois pode danificá-lo. Se o carro estiver em movimento, pode mesmo ativar ou desativar o airbag.
Sistema de proteção passiva em veículos automotores que melhora a proteção dos condutores e passageiros, instalado no campartimento de direção, no painel acima do porta luvas e atrás dos bancos dianteiros. Para as colisões laterais existe o air bag lateral, instalado junto às portas.
A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
Sim é perigoso. Se a luz do airbag estiver acesa, não demore para checar o problema, pois pode ser algo simples de resolver, mas que pode deixar seu airbag inoperante. Se isso ocorrer seu carro será menos seguro em caso de acidente.
O airbag do passageiro pode ser desativado caso o veículo esteja equipado com um interruptor Passenger Airbag Cut Off Switch (PACOS). O interruptor do airbag do passageiro está localizado na extremidade do painel de instrumentos do lado do passageiro e fica acessível quando a porta está aberta.
Ao verificar a luz de airbag acesa, leve o seu veículo até um profissional de sua confiança. Após uma análise, ele poderá lhe dizer qual é o melhor caminho a seguir. Falhas mecânicas devem ser levadas à atenção de uma oficina especializada, mas apenas se esta for autorizada pelo Exército Brasileiro.
O airbag é composto por sensores localizados em partes estratégicas do veículo (frente, traseira, laterais, bancos, entre outras), além de um computador de bordo e um balão de ar.
O funcionamento do airbag é baseado em princípios de física simples, mas eficazes. Quando ocorre uma colisão, o sensor de impacto do veículo detecta a desaceleração súbita resultante do acidente. Esse sensor envia um sinal para o módulo do airbag, que então ativa um gerador de gás.
Airbag estourado tem conserto? Como apresentado acima, o acionamento do airbag rompe a estrutura do painel, volante, entre outras superfícies do veículo com o objetivo de amortecer o impacto durante a colisão. Portanto, airbag estourado não há conserto. Isto é, uma vez acionado, todo o sistema deve ser substituído.
É essencial sempre ficarmos de olho na luz do airbag no painel do veículo, para averiguar se ela acende logo que dá a partida no carro, e na sequência, após poucos segundos, apaga sozinha. Esse processo é um sinal de que está tudo normal e que seu airbag está em pleno funcionamento.
Como apagar luz do airbag acesa? Na maioria dos carros mais novos, ao lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas há um interruptor com as opções ON e OFF, onde há a possibilidade ativar ou desativar o air bag. Se o desativar, consequentemente a luz se apagará.
São elas: Quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco; Quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro; Quando o veículo for fabricado originalmente com cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros (impedindo a fixação correta do bebê-conforto).
Normalmente, as bolsas ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona. Nesse caso, tem a função de proteger o peito do motorista\passageiro; Cortina: Nesse modelo, a bolsa de ar sai da lateral superior do carro e cobre toda a janela do veículo.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
A luz do airbag acesa no painel do veículo é um sinal visual crucial que indica um possível problema no sistema de airbag. Essa luz é projetada para chamar a atenção do motorista e alertá-lo sobre a existência de uma falha ou mau funcionamento no sistema de segurança do airbag.
De acordo com o engenheiro Oliver Shulze, da SAE Brasil, o acionamento do airbag não depende do afivelamento do cinto de segurança, mas sim da direção e da severidade do impacto.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.